A Federação Internacional de Basquete, FIBA, divulgou nesta quinta-feira (18), as sedes dos Pré-Mundiais Femininos de 2022. As 16 seleções que buscam as 12 vagas na Copa do Mundo de basquete feminino, que será disputado na Austrália, vão jogar em Osaka (Japão), Washington (Estados Unidos) e Belgrado (Sérvia), que receberá dois torneios. O sorteio dos grupos acontece no dia 23 de novembro, às 7h30 da manhã.
As disputas acontecem entre os dias 10 a 13 de fevereiro, com quatro seleções em quatro grupos, com as três melhores de cada um avançando para a Copa do Mundo, marcada para começar em 21 de setembro de 2022. Vale lembrar que os grupos que tiverem Estados Unidos e Austrália terão apenas duas vagas, já que o primeiro é o atual campeão mundial e o segundo é o anfitrião do torneio e já estão garantidos no Mundial.
+ Final Four do Brasileiro feminino é definido e começa na sexta-feira
O Brasil tenta retornar à Copa do Mundo feminina de basquete após ter ficado de fora da última edição do torneio, disputada em 2018 na Espanha. Quatro anos antes, na Turquia, a equipe brasileira acabou eliminada nas oitavas.
Vale dizer que o Brasil é um dos quatro países a ter o título Mundial de basquete feminino em sua prateleira. A conquista veio em 1994 com uma vitória heroica diante da China. O estrelado plantel da época contava com Hortência, Paula, Janeth, Leila e Alessandra formando o quinteto titular, com Helen, Adriana, Simone, Roseli, Ruth, Dalila e Cíntia Tuiu fechando o elenco campeão do mundo, sob o comando do técnico Miguel Ângelo da Luz.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
PARTICIPANTES DO PRÉ-MUNDIAL
África – Mali e Nigéria
Américas – Brasil, Canadá, Porto Rico e Estados Unidos
Europa – Belarus, Bélgica, Bósnia e Herzegovina, França, Rússia e Sérvia
Ásia/Oceania – Austrália, China, Japão e Coreia do Sul