As duas derrotas seguidas ficaram para trás e o Vasco da Gama se reabilitou no NBB 2016/2017 com uma expressiva vitória neste sábado (19/11). Dominante a partir do segundo quarto, o time cruz-maltino venceu o Mogi das Cruzes/Helbor, com extrema tranquilidade, pelo placar de 94 a 70, em duelo disputado no Ginásio São Januário, no Rio de Janeiro.
Ao interromper sua sequência de derrotas, o Vasco colocou sua campanha na casa dos 50% de aproveitamento, com duas vitórias em quatro jogos. Já o Mogi, que venceu suas duas primeiras partidas e teve sua invencibilidade na competição quebrada, soma agora 66,6% de aproveitamento.
+ VEJA COMO ESTÁ A TABELA DE CLASSIFICAÇÃO
Nezinho e David Jackson tiveram ótimas atuações e marcaram 51% dos pontos do Vasco na partida. O ala norte-americano anotou 26 pontos e o armador somou 22. Os atletas ainda totalizaram 11 assistências e foram os grandes protagonistas do triunfo cruz-maltino.
Do lado mogiano, Shamell teve atuação espetacular. Com nove acertos em 14 arremessos de quadra, o camisa 24 foi o cestinha da partida, com 28 pontos. Além disso, ainda recuperou cinco bolas, distribuiu três assistências e apanhou três rebotes.
A partida deste sábado foi a última do Mogi antes do início da decisão da Liga Sul-Americana diante do Bahia Basket (ARG). O primeiro jogo acontecerá na próxima quarta-feira (23/11), às 20h15, no Ginásio Hugo Ramos. No dia seguinte (24/11), novamente às 20h15, será realizado o segundo confronto.
Com uma lesão no joelho, o pivô Caio Torres foi preservado pelo técnico Guerrinha e não atuou neste sábado. A expectativa é de que o jogador esteja 100% para a disputa do do playoff melhor de cinco jogos que decidirá o título do torneio continental.
O próximo desafio do Vasco no NBB será mais uma grande partida. Novamente em casa, no Ginásio São Januário, o time carioca receberá o Solar Cearense, às 19h30, com transmissão ao vivo dos canais SporTV.
Duas equipes com alto poder de fogo, Vasco e Mogi tentaram praticamente a mesma quantidade de arremessos de três pontos (27 e 28, respectivamente). No entanto, o aproveitamento dos donos da casa foi bem superior, com 15 acertos (55,6%), contra apenas nove dos rivais (32,1%).
O Vasco teve superioridade significativa em dois dos principais fundamentos. Com ótimo jogo coletivo, a equipe distribuiu 24 assistências, enquanto que os mogianos tiveram apenas 13. Já nos rebotes, a vantagem dos cariocas foi de 37 a 26.
O primeiro quarto terminou com duas bolas de três pontos. Após rebote ofensivo, Shamell converteu tiro de longa distância e colocou Mogi em vantagem (17 a 14). Com pouco tempo no cronômetro, Nezinho chutou quase do meio da quadra e deixou tudo igual com um lindo arremesso.
Com 12 pontos cada, Jackson e Shamell fizeram um grande duelo no segundo período. Após passar em branco nos dez minutos iniciais, DJ não errou um arremesso sequer e foi fundamental para que o Vasco disparasse na liderança (41 a 25). Só que do outro lado, o camisa 24 mogiano marcou nove seguidos na reta final da parcial e cortou a diferença para (43 a 34).
O time cruz-maltino voltou com tudo dos vestiários e contou com ótimo aproveitamento nas bolas de três pontos para disparar na liderança. Com cinco arremessos de 3 praticamente seguidos, sendo dois de Hélio e outros de dois Nezinho, a equipe aumentou sua vantagem para 22 pontos (62 a 40).
Com a larga diferença a seu favor, o Vasco soube controlar muito bem o jogo na reta final do terceiro período e também durante a parcial final para confirmar a primeira vitória ao lado de seu torcedor no NBB.