No segundo jogo da semifinal entre São José x Venceslau Basquete, a equipe do Vale do Paraíba venceu por 82 a 76 e empatou a série. O terceiro e decisivo jogo acontece neste sábado, (11), no interior paulista.
A equipe do São José derrotou na noite desta sexta-feira (10) a equipe do Venceslau Basquete por 82 a 76 (34 a 32 no primeiro tempo), após empate de 71 a 71 no tempo normal, e empatou a série melhor de três partidas pela semifinal do Campeonato Paulista da Divisão Especial Feminina de 2017 em 1 a 1. O terceiro jogo-desempate será neste sábado (11), a partir das 17 horas, novamente no ginásio Municipal “Cidade Jardim” em São José dos Campos. O vencedor irá enfrentar Santo André, que já é finalista.
O jogo segundo, como era de se esperar, começou nervoso e cheio de erros de ambos os lados. São José porque precisava vencer para empatar a série e Vencelsau porque tinha a chance de ser finalista, depois que ganhou o primeiro jogo em Presidente Venceslau por 61 a 59.
Melhor no contra-ataque, o São José tomou iniciativa e fechou o primeiro período na frente em 20 a 17. No início do segundo período, Venceslau voltou disposto a melhorar seu jogo. E conseguiu. Fez uma parcial de 5 a 0, passou na frente do placar. Chegou a vencer o período por um ponto (15 a 14), mas São José fechou a primeira etapa do jogo na frente em 34 a 32.
O terceiro período também teve uma sensível melhora da equipe de Venceslau que fez uma parcial de 11 a 6, passou à frente em 43 a 40 e teve tranquilidade para chegar na frente do quarto em 20 a 16 e no placar do jogo em dois pontos na frente: 52 a 50.
As emoções maiores ficaram para o quarto período. Melhor no jogo, a exemplo do que ocorreu no final do terceiro quarto, o time de Venceslau chegou a fazer 66 a 61, faltando quatro minutos para o término do jogo. No entanto, com ótimas jogadas de Paty Ribeiro e Maira Horford, o São José conseguiu fazer uma parcial de 21 a 19 para empatar a partida em 71 a 71 e ir para a primeira prorrogação.
Mantendo o ritmo forte na defesa e um contra-ataque mortal, a equipe joseense fez um parcial de 6 a 0 no início da prorrogação, 11 a 5 no final, para fechar a partida em 82 a 76, forçando assim o terceiro jogo da série.
O grande destaque do time de São José foi a ala/armadora Paty Ribeiro. Ela marcou 22 pontos, cestinha da equipe e do jogo, além de sete rebotes, quatro assistências e três bolas recuperadas. Outro destaque da equipe do Vale do Paraíba foi Maira Fernanda Horford, com 17 pontos, nove rebotes, seis assistências e três bolas recuperadas. Licinara Bispo (13 pontos, um rebote e uma assistência) e Vitória Marcelino (12 pontos, quatro rebotes e quatro assistências), foram os outros destaques do São José que pegou 37 rebotes, sendo 14 ofensivos e recuperou 14 bolas.
Pelo lado de Venceslau, quatro jogadoras tiveram destacadas atuações: Jeane Morais (14 pontos, cinco rebotes, quatro assistências e uma bola recuperada), Izabela Andrade (14 pontos, quatro rebotes, seis assistências e uma bola recuperada), Fabiana Guedes (14 pontos, seis rebotes, três assistências e duas bolas recuperadas) e Bárbara Souza (14 rebotes, 11 pontos, três assistências e uma bola recuperada. No total, Venceslau pegou 37 rebotes, sendo 10 ofensivos e recuperou oito bolas.