Comissão técnica brasileira, chefiada por medalhista olímpico comanda a seleção de basquete de Camarões nas eliminatórias para o Mundial.
O técnico Antônio Carlos Barbosa embarca na noite desta sexta-feira (10) para Camarões, para comandar a seleção masculina de basquete do país africano nas eliminatórias para o Mundial da China, em 2019.
Os primeiros jogos da fase classificatória para o Mundial serão disputados nos dias 24, 25 e 26 de novembro, contra África do Sul, Guiné e Tunísia, respectivamente. Além de Barbosa, Paulo Pan, o assistente técnico Luís Paulo Nunes Bondioli e o fisioterapeuta Thiago da Costa Silva integrarão a comissão técnica de Camarões.
“É uma experiência muito positiva e gratificante. São atletas de bom nível técnico, determinados e, principalmente, disciplinados. A seleção de Camarões dispõe de material humano de excelente potencial”, disse Antônio Carlos Barbosa.
A relação entre Barbosa e a seleção de basquete de Camarões teve início em agosto, quando os camaroneses estiveram no Brasil para um período de treinamentos visando a Copa Africana de Nações, que foi disputado em setembro na Tunísia.
O técnico, medalha de bronze com a seleção brasileira feminina em Sydney-2000, começou como consultor na preparação e acabou sendo convidado pela federação camaronesa de basquete para dirigir a seleção na Copa Africana.
Relações esportivas entre Camarões e Brasil
As relações esportivas entre Camarões e Brasil se devem a Paulo Pan, que fará parte da comissão técnica e há mais de 15 anos trabalha levando a expertise brasileira para os países do continente africano. Em outubro, a seleção feminina de vôlei de Camarões conquistou pela primeira vez o Campeonato Africano de Nações, após um período de treinos em Barueri, na Grande São Paulo.