O Campeonato Brasileiro de Basquete feminino começou neste sábado (18), em Recife. Com quatro jogos no Ginásio Marcelino Lopes, a competição colocou em ação a nova geração do basquete feminino brasileiro com o início da Conferência Heleninha, em homenagem a um dos maiores nomes da história do basquete feminino do país. A disputa da conferência vai até o dia 25, com duas equipes garantindo vaga direta nas quartas de final.
Nosso Clube/Vitaliza vence o São José/Elase
No primeiro jogo da competição, em partida nervosa, também pelo debute do torneio, Nosso Clube/Vitaliza e São José/Elase fizeram uma partida equilibrada, mas com a equipe de Pernambuco sempre na frente. No último período, as catarinenses chegaram a equilibrar o jogo e se aproximar do placar, mas o Nosso Clube assegurou a vitória e venceu a primeira no torneio.
+ Pró-Esporte Sorocaba bate o Sesi Araraquara e vence a primeira no Paulista
A ala Ster foi eleita a melhor em quadra, levandro o Troféu Norminha para o Nosso Clube com 17 pontos e seis rebotes. O troféu é sempre dado a jogadora de melhor eficiência do time que vencer a partida. Pelo São José/Elase, Evelyn Larissa teve 18 pontos, com 15 rebotes, mas não evitou a derrota.
Aeroclube-RN vence o Thalia em duelo equilibrado
Na segunda partida da noite, o Allian/Aeroclube-RN derrotou o Sociedade Thalia em duelo de alternâncias no placar e vitória definida apenas nos últimos minutos, com triunfo do Aeroclube por 66 a 59. O jogo chegou a estar empatado em 56 a 56 faltando menos de dois minutos.
Vevé, pivô do Aeroclube, foi fundamental com 23 rebotes e 11 pontos, sendo eleita a melhor em quadra e recebendo o Troféu Norminha de destaque do jogo. Do outro lado, Julia Letty foi a cestinha da partida com 33 pontos e quatro rebotes, mas não foi o suficiente para o Thalia vencer na primeira partida.
Bradesco triunfa sobre o Clube Campestre em jogo espetacular
No jogo mais equilibrado da noite, o Bradesco Esporte levou a melhor sobre o Clube Campestre em duelo decidido literalmente nos segundos finais. Muita aguerrido, o time do Clube Campestre equilibrou as ações e mesmo atrás do marcador a maior parte do tempo, chegou nos últimos minutos do quarto derradeiro podendo vencer. Com a experiência ao seu lado, o Bradesco levou a melhor por 61 a 58.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK
Maria Carolina, com passagem pela Seleção Brasileira inclusive no Pré-Olímpico de Bourges, foi a melhor em quadra com 18 pontos e sete rebotes, levando o Troféu Norminha. Do lado do Campestre, Brenda Bleidão fez 19 pontos, com sete rebotes.
Sport/RD Sports vence fácil o JEC/SGJ/SESPORT
No último jogo do dia, o Sport Recife/RD Sports, anfitrião da Conferência Heleninha, venceu fácil o JEC/SGJ/SESPORT por 88 a 48, mostrando que será uma das forças dessa etapa de abertura do Brasileirão. Contando com jogadoras experientes como Casanova e Karina, a equipe controlou o ritmo do início ao fim diante do jovem time de Joinville. Veronica Fiuza foi a melhor em quadra pelo Sport/RD Sports, com 18 pontos e 16 rebotes. Do lado do Joinville, Mavi Andrade fez 13 pontos, com sete rebotes.