A Confederação Brasileira de Basquete anunciou, nesta segunda-feira (13), que Aleksandar Petrovic não é mais técnico da seleção brasileira de basquete masculino. O croata chegou ao comando do Brasil em 2017, junto da gestão Guy Peixoto Jr, e nos últimos quatro anos realizou um trabalho importante, em meio a um processo de renovação da Seleção Brasileira. Em 33 jogos neste período, o comandante venceu 26, classificando o Brasil para a Copa do Mundo da China 2019 e chegando na decisão do Pré-Olímpico de Split, na Croácia, em julho.
Há dois meses, Petrovic assumiu o Pesaro, da Itália, e neste momento, após reflexão, definiu por seguir exclusivamente com a equipe italiana. Uma decisão respeitada pela Confederação Brasileira, diante de um comandante que sempre se entregou completamente ao cargo.
+Sesi Franca supera o Paulistano por 30 pontos de diferença no Paulista
Coach @petrov_aco, nosso muito obrigado por toda a dedicação, trabalho e carinho com o basquete brasileiro. Desejamos toda a sorte do muno na sequência da sua vida e carreira. Foram anos de muito aprendizado, risadas e também vitórias! Nossa admiração e respeito! pic.twitter.com/5lusXnkAkt
— Basquete Brasil – CBB (@basquetebrasil) September 13, 2021
“Como presidente da CBB, só posso agradecer ao Petrovic por esses anos importantíssimos dele aqui. Petrovic teve mão firme quando necessário, e foi um pai para muitos atletas quando preciso. Foi fundamental em um momento de mudança de geração, de chegada de jovens para a seleção brasileira. E podemos dizer, teve participação na afirmação de vários deles, que certamente estarão por anos e anos na seleção”.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK
Agora a CBB trabalha para substituir Petrovic à altura, com planejamento, e sempre buscando trabalhos de médio e longo prazo, com foco não apenas em Paris 2024, mas também em Los Angeles 2028, e na integração com as categorias de base e todo o ecossistema.