O basquete feminino nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 teve sua decisão neste domingo (8). Estados Unidos e Japão competiram pela medalha de ouro na Saitama Super Arena. As americanas venceram a seleção japonesa por 90 a 75 e se sagraram campeãs olímpicas pela sétima vez consecutiva.
A partida começou com os Estados Unidos tendo o volume de bola e atacando o garrafão japonês, o que resultou na vitória do primeiro quarto por 23 a 14. No segundo quarto, a seleção dos EUA saiu vencedora por 27 a 25, e foi para o intervalo ganhando por 50 a 39, com boa atuação de Brittney Griner.
Mesmo com o desempenho de Maki Takada e Naki Motohashi, a seleção japonesa não conseguiu parar o volume de jogo dos Estados Unidos. Além disso, A’ja Wilson e Grinner continuavam marcando muitos pontos. Assim, elas terminaram vencendo o terceiro quarto por 25 a 17 e, mesmo perdendo o último por 19 a 15, a seleção dos Estados Unidos foi campeã olímpica, com a vitória por 90 a 75.
O grande destaque da final olímpica foi Brittney Griner, que terminou a partida com 30 pontos. Do lado japonês, Maki Takada teve boa atuação com 17 pontos.
Os Estados Unidos conquistaram a sétima medalha de ouro consecutiva. Desde Barcelona em 1992, esta seleção não sabe o que é derrota. Por outro lado, as japonesas conseguiram um resultado histórico, mesmo com o revés. Pela primeira vez, o basquete do Japão foi medalhista olímpico, com a prata conquistada em casa.
Por Caíque Sousa.