Neste sábado (26), o técnico Aleksandar Petrovic definiu o segundo jogador a deixar o grupo da seleção brasileira de basquete antes do Pré-Olímpico de Split, na Croácia. Trata-se do pivô Cristiano Felício, do Chicago Bulls. O técnico croata agora trabalha com 13 jogadores e definirá o grupo de 12 para a competição antes da estreia na terça-feira (29), diante da Tunísia, às 15h (horário de Brasília).
Cristiano Felício vem de sua pior temporada na NBA, com pouquíssimas chances na equipe do Chicago Bulls, franquia em que joga desde que entrou na liga. Em seis temporadas na NBA, ele nunca jogou tão pouco, apenas 18 partidas, nenhuma como titular, e uma média de 4.7 minutos por jogo.
Para se ter uma ideia, sua média ao longo dessas seis temporadas é de 14 minutos por partida. Sem jogar, suas outras médias despencaram na temporada 2020/21: 1.3 pontos e 1.4 rebotes por jogo.
Sem Cristiano Felício, o Brasil segue com três pivôs Anderson Varejão, Lucas Mariano e Rafael Hettsheimeir, mais o ala/pivô Léo Demétrio. Antes do corte de Felício, o técnico croata já tinha cortado o armador Caio Pacheco.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM, NO FACEBOOK E NO TIKTOK
O trabalho segue
O Brasil realizou o primeiro treino em Split, sede do Pré-Olímpico. Após 14 dias de trabalho na Polônia, o grupo chegou na Croácia na sexta-feira (25) à noite, e já trabalhou a parte de força e tática, na Spaladium Arena, a pouco mais de 10 minutos do hotel em que a FIBA montou a “bolha” com as seis equipes do grupo: Brasil, Croácia, Tunísia, Alemanha, Rússia e México.
No domingo (27), o Brasil treina em dois períodos, novamente na Spaladium Arena. Após a atividade, o ala Léo Meindl, destaque da seleção na segunda vitória sobre a Polônia, com 23 pontos e nove rebotes, falou sobre o momento, a expectativa para o Pré-Olímpico de basquete e o primeiro treino na Croácia.
“É um misto de ansiedade com sensação de dever cumprido por todos esses dias. Foram duas semanas muito intensas de trabalho. Evoluímos. Igualamos muito bem todos os jogadores em nível físico e técnico. Estamos felizes por começar esse torneio. Esse primeiro treino, claro, arena nova, sensações novas, mas uma felicidade imensa de poder estar aqui e brigar por essa vaga para o nosso país”, disse Léo Meindl, que neste sábado renovou contrato com o Fuenlabrada e segue mais uma temporada na Liga ACB de basquete, na Espanha.
Os 13 remanescentes
Armadores
Georginho – São Paulo
Marcelinho Huertas – Tenerife-ESP
Rafa Luz – BC Nevžis-Optibet-LIT
Yago – Flamengo
Alas/Armadores
Vitor Benite – Burgos-ESP
Alas
Alex Garcia – Bauru
Léo Meindl – Fuenlabrada-ESP
Alas/pivôs
Bruno Caboclo – Limoges-FRA
Lucas Dias – SESI Franca
Léo Demétrio – Flamengo
Pivôs
Anderson Varejão – Cleveland Cavaliers-EUA
Lucas Mariano – São Paulo
Rafael Hettsheimeir – Flamengo