A genitora de Vitor Benite ganhou um belo presente nesse de Dia das Mães. Isso porque na tarde deste domingo (9), o San Pablo Burgos, equipe espanhola onde joga o armador brasileiro, venceu o Pinar Karsiyaka, da Turquia, na grande final da Champions League de Basquete pelo placar de 64 a 59 e se sagrou bicampeã continental.
NO ESTÁS SOÑANDO, ESTE ES EL P**O HEREDA SAN PABLO BURGOS Y ES CAMPEÓN OTRA VEZ pic.twitter.com/LjH7UAVfXt
— Hereda San Pablo Burgos (@SanPabloBurgos) May 9, 2021
VItor Benite foi o cestinha de sua equipe na partida com 15 pontos. O armador ainda contribuiu com duas assistências e dois rebotes. O maior pontuador da tarde foi o francês Amath M’Baye, do Pinar Karsiyaka, com 17 no total.
De quebra, Benite foi eleito o MVP da competição. O armador já havia sido o grande destaque do San Pablo Burgos na vitória sobre o Strasbourg, da França, na semifinal. O jogador comandou a virada no 3º quarto e foi o cestinha com 16 pontos. Antes disso, o armador também havia sido arrasador em partida válida pelo Final 8 ao marcar 26 pontos.
🏆 @sanpabloburgos‘ Vitor Benite is the #Final8 MVP! #BasketballCL pic.twitter.com/EmiZE7uP3N
— Basketball Champions League (@BasketballCL) May 9, 2021
Esse foi o segundo título consecutivo do San Pablo Burgos na Champions League de Basquete. No ano passado, a equipe sua levantou a primeira taça internacional da história. Na ocasião, Benite e seus companheiros bateram o AEK Athenas.
O Jogo
A partida começou equilibrada, como toda boa final deve ser, mas com o placar baixo na primeira etapa.
O San Pablo Burgos teve melhor aproveitamento de quadra no primeiro quarto, mas o Pinar Karsiyaka contou com boa atuação do francês Amath M’Baye, autor de sete dos 13 pontos de sua equipe. Os primeiros 10 minutos terminaram com a vantagem de 15 a 13 a favor da equipe de Benite, que contribuiu apenas com um arremesso convertido de dois pontos.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM, NO FACEBOOK E NO TIKTOK
O Pinar Karsiyaka voltou melhor no segundo quarto encaixando boa marcação e virou o placar. O Burgos anotou apenas três pontos durante cinco minutos, mas uma jogada com cesta e falta de Benite reanimou a equipe espanhola. Com boas ações da dupla de americanos Alex Renfroe e Thaddus McFadden, o atual campeão voltou a liderar e foi aos vestiários vencendo por 29 a 28. Renfroe foi o cestinha de sua equipe nos primeiros 20 minutos com nove pontos.
No terceiro período, o jogo continuou truncado, com o aproveitamento baixo das duas equipes. O Burgos foi levemente superior e conseguiu abrir sete pontos, maior vantagem no jogo. Por opção do treinador, Benite não foi muito acionado no período, mas ainda assim contribuiu com três lances livres e chegou a oito pontos, três a menos que Renfroe, cestinha da equipe até aquele momento.
Emoção no fim
Sem desistir, o Pinar Karsiyaka foi para cima, melhorou seu aproveitamento e empatou o jogo nos primeiros cinco minutos do último período. Um arremesso de três de benite e uma bela ponte aérea de Renfroe com Dejan Kravic ainda deixaram o Burgos na vantagem, forçando o time turco a pedir tempo.
A equipe turca seguiu pressionando e a diferença voltou a uma posse de bola. Erros de ambas as equipes mantiveram o placar igual até que, a menos de um minuto do final, Alex Renfroe fez seu 14º ponto no jogo através de uma bandeja e deixou a vantagem em 62 a 59. Dois erros seguidos do Karsiyaka a 14 segundos do fim praticamente garantiram o título do San Pablo Burgos. Benite garantiu o bicampeonato com dois lances livres.