Foi com muita emoção. Abrindo o dia de jogos do NBB, o Pato Basquete precisou da prorrogação para superar o Caxias do Sul, por 85 a 83, nesta quarta-feira (7), em Brasília. Com 21 pontos de Augusto, sendo quatro na prorrogação, e 20 de Lucas, sendo cinco no fim, o time paranaense virou no fim e embolou a briga para a última vaga nos playoffs da competição.
Com o resultado desta quarta-feira, o Pato Basquete chegou na 12º vitória e segue na 11ª colocação do NBB. Com uma partida para fazer, a equipe tem chances de subir para o décimo, mas precisa torcer contra o Mogi. Já o Caxias do Sul completou sua participação na fase de classificação com nove vitórias em 30 jogos. Atualmente, o time gaúcho é o 12º colocado e estaria no mata mata mas precisa torcer. Isso porque o Cerrado, que é o 13º e ainda joga quatro vezes pela 1ª fase e, se ganhar duas partidas, passaria o Caxias.
O jogo
O começo do “duelo sulista” no NBB foi equilibrado. Com os dois times fazendo um bom jogo coletivo, os primeiros cinco minutos mantiveram um placar próximo, com vantagem para o Caxias do Sul após pouco mais de cinco minutos, com 13 a 11. Na reta final, o duelo seguiu “amarrado” e com uma pequena melhora do Pato Basquete o confronto fechou o primeiro quarto sendo vencido pelo time gaúcho por 15 a 14.
-Petrovic quer “um Brasil que defenda até sangrar” no Pré-Olímpico
No segundo período, o time paranaense cresceu. Atuando melhor nos primeiros minutos, o Pato Basquete virou o placar para 19 a 18. Atrás do placar, o Caxias do Sul melhorou na defesa e, com Eddy e Tulio da Silva comandando na pontuação, equilibrou as ações. Entretanto, na reta final, o time paranaense voltou a frente e venceu o primeiro tempo por 32 a 29.
Os dois últimos quartos
Na volta do intervalo, o Caxias do Sul foi superior nos primeiros minutos. Com Nico sendo responsável pela definição da maioria dos ataques, o time gaúcho fez uma parcial de 12 a 6 nos primeiros minutos e virou para 41 a 38. Atrás do placar, o Pato Basquete passou a atacar com mais inteligência, buscando o melhor atleta para arremessas e igualou o marcador em 45 a 45.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM, NO FACEBOOK E NO TIKTOK
A igualdade no placar seguiu até os segundo finais. Neste momento, o Pato Basquete conseguiu uma bola de 3, com Augusto, e foi para os últimos 10 minutos de partida em vantagem, com 51 a 48.
Pato cresce no fim e vence
No começo do último quarto, o Caxias do Sul foi melhor. Com uma parcial de 9 a 0, o time gaúcho virou o jogo para 57 a 51. Atrás do placar, o Pato Basquete reencontrou um caminho no ataque e com cinco pontos de Augusto voltou a encostar, com 57 a 56. Na segunda metade, os gaúchos voltaram a atacar melhor e colocaram a diferença em 61 a 56.
Nos dois minutos finais, o Pato Basquete trouxe a diferença no placar para uma posse de bola, com 64 a 61. No minuto final, Lucas colocou uma bola de fora e o jogo foi empatado, em 64 a 64. Com 34s para o fim, Pedro Teruel voltou a colocar o Caxias do Sul na frente acertando dois lances livres.
De lance livre em lance livre, o Caixas abriu quatro pontos, com 68 a 64, mas o Pato respondeu com uma bola de três e voltou para o jogo. Na sequência, quando o marcador estava em 70 a 67, o time paranaense colocou outro gatilhaço de fora para empatar com seis segundos para o fim. Na hora da decisão, nenhuma das equipes conseguiu pontuar e o duelo foi para a prorrogação.
Nela, os ataques se sobressaíram contra as defesas. Diferente do que aconteceu na maior parte do duelo, o placar foi alto e a troca de cestas intensa durante os cinco minutos. Na reta final, com o jogo mais coleto, o Pato Basquete assumiu a frente do placar e saiu com a vitória por 85 a 83.