O Paulistano conquistou nesta quarta-feira sua sétima vitória seguida no Campeonato Paulista de basquete masculino. A equipe da capital enfrentou a Liga Sorocabana fora de casa, tomou um susto no primeiro quarto, mas dominou completamente o segundo e o terceiro, se dando ao luxo de relaxar no último e mesmo assim vencer por 84 a 72. Com o resultado, o time soma 10 resultados positivos e apenas duas derrotas, igualando o número de triunfos de Franca, que só perdeu um jogo e enfrenta nesta quinta-feira o lanterna Osasco.
+ VEJA A TABELA DO CAMPEONATO PAULISTA DE BASQUETE MASCULINO
A partida começou com muitos erros, tanto que os primeiros pontos só saíram depois de 1min30 de bola em jogo, quando Matheus acertou uma bola de três para colocar a Liga Sorocaba na frente. O time da casa se manteve na liderança do placar por todo o primeiro quarto, chegou a abrir 9 a 3 na bandeja de Dontrell Brite e o Paulistano só conseguiu encostar quando Guilherme Hubner empatou o duelo em 9 a 9. Daí para frente, a equipe de Sorocaba dominou, chegou a fazer 15 a 9, mas novamente Guilherme Hubner impediu que o prejuízio do clube de São Paulo fosse pior ao diminuir para 15 a 11 a seis segundos do fim do período.
No segundo quarto, o Paulistano só conseguiu passar na frente da Liga Sorocabana quando faltavam 3min39 para o final outra vez com Guilherme Hubner para fazer 27 a 25. A partir daí, os momentos finais do período foram um baile a favor do time da capital. Os mandantes só conseguiram fazer mais quatro pontos contra 11 do adversário, que foi para o intervalo vencendo por 38 a 29.
No terceiro período, o Paulistano começou a disparar quando Kyle Fuller marcou duas cestas seguidas de três pontos, abrindo 53 a 37 no placar. A vantagem chegou a 19, quando Elio Neto acertou dois lances livres para abrir 65 a 46. No último lance, uma enterrada de Lucas dos Santos reduziu a diferença para 17.
No começo do último quarto, o Paulistano chegou rapidamente a 26 pontos de vantagem: 81 a 55. Mas, depois disso, apenas administrou. Fez efetivamente apenas mais três pontos e deixou o adversário reagir, porém ficou longe de correr risco e venceu por 84 a 72.
“Começamos bem o primeiro quarto, mas faltou concentração e não conseguimos manter o memo ritmo o jogo inteiro. A gente até se recuperou e lutou até o fim”, disse o pivô Lucas Santos, o Lucão, ex-jogador do paulistano, que com 12 pontos, mais três rebotes e duas assistências. O cestinha da LSB/UNISO foi o americano Dontrel Brite, com 16 pontos, cinco assistências e três rebotes.
Na equipe do Paulistano/Corpore, dois jogadores fizeram 23 pontos: Kyle Fuller (oito rebotes e duas assistências) e Guilherme Hubner (dois rebotes). A equipe conseguiu número expressivo nos rebotes, pegando 43 bolas contra 28 do adversário.
O técnico Gustavo De Conti, do Paulistano, gostou da atuação da equipe, especialmente em e tratar do jogo em Sorocaba, onde todos os outros times tiveram dificuldades de jogar. “Foi uma vitória muito importante, em um local, onde o time da casa fez jogos equilibrados com todos. Todos tiveram dificuldades de jogar aqui. Agora vamos pensar no jogo de sábado contra Franca e tentar uma vitória com uma diferença acima do que perdemos em Franca”, analisou o jovem treinador do vice-campeão brasileiro. No primeiro turno, em Franca, o time francano venceu por 84 a 75, diferença de nove pontos.
Na última rodada, a LSB/UNISO fecha a primeira fase do Paulista fora de casa, quando irá jogar contra o América, em São José do Rio Preto. O jogo terá uma importância para as duas equipes que irão disputar o sexto lugar na fase do campeonato.