Com um terceiro quarto de gala, o Minas venceu o argentino Instituto Córdoba por 100 a 85 nesta quinta-feira (4) em duelo válido pelo Grupo D da Champions League Americas de basquete masculino. Assim, o atual líder do NBB se reabilita no segundo e último compromisso do time neste primeiro turno da competição.
Na estreia, na quarta-feira (3), o Minas perdeu para o Flamengo por 79 a 69. Já o Instituto Córdoba fez o primeiro jogo e agora fecha, na sexta (5), às 20h40, o turno inicial da chave contra o rubro-negro carioca. O Olimpíada Todo Dia acompanha ao vivo o duelo.
+ Confira a tabela da Champions League Américas
David Jackson foi o cestinha do jogo com 24 pontos. Parodi somou 15, Nesbitt mais 13 e oito rebotes, JP Batista fez 12 e deu cinco assistências. Gui Carvalho e Johnson saíram do banco e combinaram para 22, com 11 para cada. Pelo lado argentino, Santiago Scala anotou 15, e Nestor Colmenares e Ronald Jackson Jr fizeram 14 cada.
Formato
A primeira fase da competição tem 12 participantes divididos em quatro grupos, com três equipes em cada. Os times jogam três turnos dentro das respectivas chaves. Cada turno é em um ginásio diferente, sem presença de público. O Grupo D é todo no Maracanãzinho, no Rio.
O segundo turno está marcado para 4 a 9 de março e o terceiro para os dias 24 a 29 do mesmo mês, sem ainda definição de onde serão. Apenas o campeão de cada grupo vai à fase final, o Final Four, agendado para 8 e 13 de abril, sem sede definida.
Duelo equilibrado
O grande nome do Minas no primeiro tempo foi Luciano Parodi. Meteu 15 dos 50 pontos do time, com duas de duas do perimetro, somando seis de oito no aproveitamento total de arremessos. Teve tempo ainda para dar três assistências, o melhor do time no fundamento nos dois primeiros quartos.
#BCLAmericas @nanoparodi 🔥🔥 Con puntos consecutivos para @MinasTenisClube pic.twitter.com/PCDEIP7837
— #BCLAmericas (@BCLAmericas) February 4, 2021
David Jackson também foi bem e ajudou com 11 pontos e dois passes para chutes certeiros. Pelo lado dos argentinos, Colmenares anotou 12 pontos e Jackson Jr. marcou dez.
Terceiro quarto de gala
O equilíbrio não voltou dos vestiários e o Minas ligou o trator. Com JP Batista, Nesbitt e Johnson no comando, o time foi abrindo frente. Primeiro colocou dez no 68 a 58 e, logo, mais cinco no 73 a 58. Depois de pedir dois tempos, o técnico do Instituto conseguiu estancar a sangria, mas o estrago foi grande. O terceiro quarto acabou 27 a 13 pro Minas, que foi a 77 a 64 no placar.
#BCLAmericas @JPBatista13 🕺🏽🌀 en la pintura. Suma @MinasTenisClube pic.twitter.com/xOaXNTq3WX
— #BCLAmericas (@BCLAmericas) February 5, 2021
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM E FACEBOOK
A tempestade pra cima dos argentinos não arrefeceu no quarto final. O time abriu mais quatro nos três primeiros minutos e a distância foi a 17 no 86 a 69, obrigando o time argentino a parar o jogo mais uma vez. Não deu resultado. Com boa folga, que chegou a 18 no 98 a 80, o Minas apenas administrou a vantagem para bater o Instituto Córdoba e conhecer a primeira vitória na Champions League Americas.