O Brasil ainda vai disputar a classificação para Tóquio em um dificílimo torneio em Split, na Croácia, em junho, mas já teve desenhado seu caminho nos Jogos Olímpicos caso conquiste a vaga. Se conseguir, a seleção brasileira de basquete estará no Grupo B com Austrália e Nigéria, além do campeão do Pré-Olímpico de Belgrado, na Sérvia, do qual vão participar República Dominicana, Nova Zelândia, Sérvia, Porto Rico, Itália e Senegal.
O sorteio dos grupos dos torneios de basquete dos Jogos Olímpicos de Tóquio aconteceu na manhã desta segunda-feira. Entre as seleções masculinas, oito já estavam classificadas e quatro ainda vão ser definidas em torneios pré-olímpicos, que acontecerão entre 22 de junho e 4 de julho.
O Brasil precisa ser campeão da competição em Split, que terá a participação de Croácia, Tunísia, Alemanha, México e Rússia para se garantir em Tóquio e entrar no Grupo B.
Pelo sorteio, o Grupo A terá Irã, França, Estados Unidos e o vencedor do Pré-Olímpico de Victoria, no Canadá, que contará com a participação de China, Grécia, Uruguai, República Tcheca, Turquia e os donos da casa.
No Grupo C estão Argentina, Japão, Espanha e o vencedor do Pré-Olímpico de Kaunas, na Lituânia, que terá como participantes Coreia do Sul, Venezuela, Polônia, Eslovênia, Angola e o país sede.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK
Se o torneio masculino ainda tem seleções a serem definidas, o feminino realizou toda a classificação antes da pandemia e já tem todos os países participantes confirmados.
O Grupo A terá Coreia do Sul, Sérvia, Canadá e Espanha; o Grupo B conta cm Nigéria, Japão, França e Estados Unidos; e no Grupo C competem Austrália, Porto Rico, China e Bélgica. O Brasil não conseguiu a classificação e não vai disputar o torneio feminino.