O Sesi Franca venceu Obras Sanitarias, da Argentina, por 93 a 88 nesta segunda (1º), na estreia do time brasileiro pelo Grupo C da primeira fase da Champions League Americas de basquete.
Jammal foi o grande nome do jogo, com 25 pontos, boa parte deles marcados em lances decisivos no final do confronto. Lucas Dias marcou 19, outro que apareceu bem na reta final, e Guilherme Hubner pegou 11 rebotes. Pelos argentinos, destaque para os 21 pontos e nove rebotes de Fernando Zurbriggen e o duplo-duplo de Luca Valussi, com 13 pontos e dez rebotes.
Foi a segunda partida válida pela chave, que tem três times. No domingo o também argentino San Lorenzo venceu o Obras Sanitarias por 86 a 81. Os dois primeiros colocados no grupo passam para a próxima fase.
O Sesi Franca volta a quadra nesta terça-feira, às 17h10, contra o San Lorenzo. A Champions League Americas está sendo disputada em forma de bolha, com o ginásio do Obras, em Buenos Aires, sendo a sede deste grupo C.
#BCLAmericas
— #BCLAmericas (@BCLAmericas) February 1, 2021
📍 Buenos Aires, ARG.
⛹🏽♂️ Grupo C
⚫️🟡 @ObrasBasket 88 – @FerZurbriggen 21pts,9reb,5ast, @LucaValussi 13pts+10reb
🔵🔴 @FrancaBasquete 93 – Jamaal #Smith 25pts, Lucas #Dias 19pts+4reb+4ast
📊 https://t.co/URGWXW7xZC pic.twitter.com/Vty1pTh6YC
Equilíbrio e Jammal no final
O primeiro tempo teve um quarto para cada lado. O Franca começou melhor e chegou a abrir oito pontos no 15 a 7. Os argentinos reagiram na reta final do período inicial, cortaram a vantagem para 20 a 17 e acabaram quatro atrás, com 22 a 18.
+ Confira a tabela da competição
No segundo quarto, Barbotti colocou uma de três logo de cara, cortando para um, mas André Góes voltou a deixar a vantagem em quatro. Os argentinos não desistiram e seguiram melhores. Com outra bola de fora, mas de Emiliano Serres, o time passou à frente no marcador pela primeira vez nos 30 a 29.
A partir daí, foi o Franca que começou a correr atrás do marcador, recuperando a dianteira somente a dois minutos do fim, com Jammal somando mais três pontos e colocando o jogo em 37 a 36 para os brasileiros. Os times ainda trocaram algumas vezes a dianteira, e os 42 a 42 do intervalo fez jus ao que se viu em quadra.
Muito equilíbrio
Pouca coisa mudou na volta dos vestiários. Duelo equilibrado, mas com o Obras Sanitarias um pouco melhor e, aos poucos, abrindo vantagem. Chegou a cinco, a maior do jogo, no 59 a 54. Correndo atrás, o Sesi Franca conseguiu o empate com Jammal metendo uma bola de três no estouro do cronômetro. Fim do terceiro quarto, 64 pontos para cada lado!
O Obras ameaçou abrir mais uma vez no último quarto, mas o Franca não deixou e o equilíbrio voltou a tomar conta do duelo. Até que Jammal fez seis pontos seguidos, sendo uma bola de fora e uma falta e cesta. A seguir, André Góes tomou uma falta antidesportiva, matou os dois lances livres e o Franca abriu oito, 85 a 77, faltando pouco mais de três minutos para o fim.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK
A menos de dois minutos, Lucas Dias pegou um rebote ofensivo, recebeu a bola de volta, passou por Zurbriggen e cravou com vontade! Ali o Sesi Franca abria 88 a 82. Foi o golpe fatal. O Obras ainda se debateu um pouco até o final, mas não dava mais. Vitória brasileira por 93 a 88.