Gabriel Campos tem 19 anos. Ele só completa 20 em abril, mas, aos poucos, mostra que deixou de ser uma promessa do basquete brasileiro para se tornar realidade. A atual temporada do NBB é a primeira dele como titular absoluto do Pinheiros e o garoto está brilhando. Prova disso foi a atuação dele na heroica vitória da noite desta quarta-feira na prorrogação por 101 a 99 sobre o experiente time do Sesi Franca.
Principal destaque do duelo, Gabriel Campos saiu de quadra com um double-double. O garoto fez 22 pontos e deu dez assistências, mas começou o jogo de maneira discreta. Acertou duas bolas de três no primeiro quarto, mas passou o segundo sem pontuar. Ainda assim, o Pinheiros foi para o intervalo vencendo por 44 a 43.
No terceiro quarto foi quando Gabriel colocou fogo no jogo. Na volta do intervalo, o Sesi Franca começou com tudo e deu a impressão que venceria com facilidade. Em menos de três minutos, tinha marcado 12 pontos contra apenas um do Pinheiros e abriu dez de vantagem: 55 a 45. A diferença se manteve estável até que o jovem armador resolveu desequilibrar.
Faltavam 2min29 para o fim do terceiro quarto e o Sesi Franca vencia por 63 a 55. Em menos de um minuto, Gabriel acertou três bolas de três seguidas e fez o Pinheiros virar para 64 a 63. No final do período, a equipe paulista vencia por 67 a 65.
Mas o melhor ainda estava por vir. No quarto quarto, quando faltavam 18 segundos para o fim da partida, o Sesi Franca vencia por 91 a 88 e Gabriel teve a chance de empatar o jogo. Depois de uma jogada bem trabalhada pelo ataque do Pinheiros, a bola sobrou livre para o armador, que, no entanto, errou o arremesso da linha dos três.
“Na hora que eu arremessei eu tava com o pensamento de acertar e fiquei frustrado quando vi que ela não caiu, mas eu falei: ainda tem jogo e essa bola já foi. Esquece essa e vamos para a próxima que ainda dá para chegar”, explicou Gabriel.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK
Mas a situação era complicada. Pouco depois do erro do armador, André Goes sofreu falta e teve dois lances livres a seu favor, mas só acertou um deles, fazendo a diferença subir para quatro pontos a favor do Sesi Franca: 92 a 88.
Mas o destino fez com que a bola voltasse para as mãos de Gabriel na linha dos três pontos a nove segundos do fim. Desta vez, porém, ele estava marcado de perto por Jamaal, fez o arremesso completamente desequilibrado e a bola espetacularmente caiu. De quebra, ele ainda sofreu a falta. No lance livre, o armador foi certeiro e garantiu o empate em 92 a 92, que levou a disputa para a prorrogação.
“Não importa quanto tempo falte, nem quantos pontos estivermos atrás no placar, a gente nunca vai desistir”, garante Gabriel, que teve uma atuação discreta no tempo extra, errando o único arremesso de três que tentou. Mas o armador já tinha feito a parte dele. Na prorrogação, foi o conjunto do Pinheiros que brilhou até que uma movimentação brilhante ofensiva deixou Teichmann, justamente o mais experiente do time, fazer a bandeja para dar a vitória ao Pinheiros no estouro do cronômetro por 101 a 99.
A gente teve uma luta e uma persistência. Eu acho que os dois últimos jogaram mostraram uma evolução e um amadurecimento muito grande. Gabriel mais um jogo tirou a gente do buraco com três bolas de três no terceiro quarto e ainda a bola que levou o jogo para a prorrogação”, afirmou Teichmann, se referindo à brilhante atuação de Gabriel e também ao jogo de segunda-feira, quando o Pinheiros derrotou o Bauru.
Do lado do Sesi Franca, que contou com brilhantes atuações de André Goes, cestinha do jogo com 28 pontos, e de Lucas Dias, que fez 23, restou encher a bola da molecada do Pinheiros.
“Tiveram vários detalhes e vários momentos em que a ghente perdeu a chance de fechar o jogo. Eu mesmo errei dois lances livres na reta final que podiam ter dado a vitória para nós. Mas temos que exaltar o trabalho do Pinheiros e dar os parabéns porque a molecada está jogando muito bem. Que eles aproveitem a vitória e continuem crescendo”, afirmou André Goes.