O Campeonato Brasileiro de basquete será aberto no próximo dia 8 de fevereiro, quando Osasco Basket e Blumenau Basquete iniciam a disputa com um duelo em Goiânia, no dia 8 de fevereiro, no Ginásio Rio Vermelho, às 14h. Este e mais dois jogos na mesma data marca o início do torneio que reúne os times que não participam da atual edição do NBB (Novo Basquete Brasil), que é a principal divisão da modalidade no país
Além da equipe paulista e da catarinense, a Conferência Gerson Victalino conta com Anápolis Vultures, Botafogo – que se enfrentam às 17h-, Vila Nova e Blackstar/Unisociese, que entram em quadra às 20h. O returno da Conferência será entre os dias 8 a 13 de março, no Rio de Janeiro, com o Botafogo como sede.
+ Bruno Caboclo está deixando o Houston Rockets
Já Conferência Hélio Rubens Garcia terá seu início no dia 23 de fevereiro, com o jogo entre Brusque/ARADEFE e Londrina Basketball, às 14h, no Ginásio de Esportes Borel Du Vernay, em Ponta Grossa, no Paraná. No mesmo dia, Stock Med/União Corinthians encara o Basquete Joinville e o NBPG Ponta Grossa duela contra o ADRM Maringá, às 17h e 20h. O returno da Conferência será nos dias 23 a 28 de março, em Brusque, Santa Catarina.
Formato de disputa
O Brasileiro de basquete terá 12 equipes, de seis estados, e o torneio terá ao todo 80 partidas. Na primeira fase, os times jogam dentro das suas Conferências (Gerson Victalino e Hélio Rubens Garcia) em turno e returno. Os dois primeiros de cada grupo se classificam para as quartas de final. Os outros disputam a segunda fase para classificar mais quatro times para as quartas de final, que serão em melhor de três partidas. Os quatro classificados farão o Final Four, em sede única, para definir o campeão do Brasileiro.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK
Sedes fixas no Brasileirão
A novidade de disputa por sedes fixas no turno e returno foi aprovada pelos clubes e visa dar mais segurança aos atletas e todo o ecossistema do basquete diante dos últimos gráficos da pandemia da COVID-19, que cresce praticamente em todo o Brasil e dificulta projeções. Todas as equipes deverão seguir os protocolos de Retorno ao Esporte estabelecidos pela Confederação Brasileira de Basketball e pelas áreas de saúde dos municípios e Governo Federal.
CONFERÊNCIA GERSON VICTALINO
TURNO
1ª rodada – 8/2
14h – Osasco Basket x Blumenau Basquete
17h – Anápolis Vultures x Botafogo
20h – Vila Nova/AEGB x Blackstar/Unisociese
CONFERÊNCIA HÉLIO RUBENS GARCIA
TURNO
1ª rodada – 23/2
14h – Brusque/ARADEFE x Londrina Basketball
17h – Stock Med/União Corinthians x Basquete Joinville
20h – NBPG Ponta Grossa x ADRM Maringá