Considerado uma das lendas do basquete brasileiro e um dos principais jogadores do mundo, Wlamir Marques dará nome ao troféu do MVP do Campeonato Brasileiro adulto de 2021, organizado pela CBB (Confederação Brasileira de Basquete). A competição tem início previsto para começar no mês de fevereiro.
Com 83 anos, Wlamir Marques foi participante direto das principais conquistas do basquete masculino do Brasil. Integrou a equipe bicampeã mundial em 1959 e 1963, além de ter sido vice-campeão em 1954 e 1970. Tem no currículo ainda duas medalhas de bronze olímpicas, nos Jogos de Roma-1960 e Tóquio-1964. Natural de São Vicente (SP), fez uma carreira irrepreensível pelo Corinthians, numa década gloriosa com títulos paulistas, sul-americanos e três Campeonatos Brasileiros nos anos 1960.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK
“É uma honra muito grande ser reconhecido e dar nome a esse troféu do Campeonato Brasileiro. Fico feliz com a lembrança e agradecido”, disse Wlamir Marques. No ano passado, Wlamir foi indicado ao Hall da Fama do COB (Comitê Olímpico do Brasil) por sua trajetória como atleta dentro e fora das quadras.
Formato do Campeonato Brasileiro
O Campeonato Brasileiro adulto masculino de 2021 será disputado em sistema de bolha, com a participação de 12 clubes. A novidade foi aprovada para dar mais segurança aos atletas e demais envolvidos diante do aumento de casos de COVID-19, que cresce praticamente em todo o Brasil.
As equipes das Conferências Gerson Victalino e Hélio Rubens Garcia irão se enfrentam em jogos de turno e returno, em sedes (Goiânia e Ponta Grossa no turno, respectivamente, sem mexer no formato da competição. Oitavas de final, quartas e o final four terão suas sedes definidas futuramente.
+ Brasileiro será realizado com ‘bolhas’ e sedes únicas
O torneio começa em fevereiro, e tem previsão de encerramento em 30 de maio com a definição do campeão. A tabela completa da competição, que na prática é a segunda divisão do basquete nacional, será divulgada em breve pela CBB.
Conferência Gerson Victalino
Botafogo
Basket Osasco
Anápolis Vultures
Vila Nova/AEGB
Basquete Blumenau
Black Star Joinville
Conferência Hélio Rubens Garcia
Ponta Grossa/NBPG
ADRM/Maringá
Londrina Basketball
Basquete Brusque
União Corinthians
Joinville Basquete