A NBA presenciou um momento histórico nesta quarta-feira (30), durante a vitória do Los Angeles Lakers sobre o San Antonio Spurs por 121 a 107. No final do segundo quarto da partida, o treinador do Spurs, Gregg Popovich, foi expulso e o time passou a ser comandado pela assistente técnica Becky Hammon. Assim, ela tornou-se a primeira mulher a comandar uma equipe na NBA.
“No momento, eu estava apenas tentando ganhar o jogo, apesar de saber da importância deste fato; Minha preocupação é trabalhar com estes jogadores e ajudá-los a vencer”, disse Hammon após a partida.
Sua ligação com o Spurs aconteceu por um fato inusitado. Em 2014, enquanto se recuperava de uma lesão que a levaria à aposentadoria, Hammon começou a acompanhar os treinos e jogos da equipe de San Antonio. Na sequência, começou do começou a ser convidada a participar de reuniões de treinadores do time.
Em agosto daquele ano, foi contratada como assistente técnica e em 2015, tornou-se treinadora do Spurs na Summer League (Liga de Verão), quando inclusive foi campeã naquela ocasião.
Medalha pela Rússia
Ex-jogadora da WNBA por 16 anos, com passagens pelo New York Liberty e San Antonio Silver, Hammon foi uma das 20 melhores jogadoras da liga. Na posição de armadora, ela teve como média 13,9 pontos e 3,8 assistências por partida. Eleita seis vezes para o time ideal da WNBA, ela também tem duas medalhas olímpicas no currículo, mas não competindo pelos Estados Unidos.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK
Após ficar fora da lista americana para a Olimpíada de Pequim-2008, Hammon recebeu uma oferta de cerca de R$ 10 milhões para atuar no CSKA Moscou. De quebra, a chance de naturalizar-se russa.
Não pensou duas vezes e aceitou a proposta. Apesar de ter recebido críticas da estrela do basquete americano Lisa Leslie, ela defendeu a Rússia nos Jogos da China, conquistando a medalha de bronze. Como jogadora russa, Becky Hammon participou ainda dos Jogos de Londres-2012, quando sua equipe terminou na quarta colocação.