O domingo (20) foi de bastante ação para os brasileiros no basquete dos Estados Unidos e da Espanha. O grande destaque do dia ficou por conta da pivô Kamilla Cardoso, jovem promessa brasileira que defende a Universidade de Syracuse na NCAA e que entrou para história de sua faculdade hoje.
A equipe venceu a rival de conferência Boston College pelo placar de 83 a 70, com a brasileira sendo o grande destaque ao lado da armadora Kiara Lewis. Kamilla fez 24 pontos e ainda contribuiu com sete rebotes, duas roubadas de bola, uma assistência e um toco.
Kamilla Cardoso jogou 28 minutos e converteu 10 dos seus 11 arremessos de quadra, totalizando um aproveitamento de 90,9%. Essa foi a segunda melhor marca de uma jogadora na história do basquete feminino de Syracuse.
Essa foi a quinta vitória em cinco jogos de Syracuse até aqui. A equipe vai se destacando na Conferência ACC e é já recebe o 16º lugar nos rakings da NCAA que avalia os melhores times dos Estados Unidos, de todas as conferências.
Big numbers for @Kamillascsilva 🙌
— #18 ‘Cuse Hoops (@CuseWBB) December 20, 2020
Kamilla shot 90.9% from the field for the second-best single-game effort in Syracuse history today pic.twitter.com/bRleDnNvir
Outra brasileira que venceu pela NCAA nesse domingo foi Izabela Nicoletti. Jogando por Florida State, da mesma conferência que a universidade de Kamilla Cardoso, a armadora e suas companheiras bateram Pittsburgh por 67 a 53. Nicoletti contribuiu com quatro assistências e três pontos nos 13 minutos em que ficou em quadra.
Derrotas duras na Espanha
Se o domingo foi bom para Kamilla Cardoso e Izabela Nicoletti na NCAA, o mesmo não se pode dizer para os brasileiros que atuam na Liga ACB (Campeonato Espanhol de Basquete masculino).
Augusto Lima e Léo Meindl estiveram em ação pela 15ª rodada do campeonato e saíram de quadra com a derrota.
+ Augusto Lima vê temporada atípica e lamenta falta da torcida
Jogando pelo UCAM Murcia, Augusto Lima anotou nove pontos, pegou sete e ainda deu oito assistências nos 28min24 que esteve em quadra, totalizando 18 de valorização, maior número dentre seus companheiros. Mesmo assim, o Murcia saiu com a derrota fora de casa diante do Valência por 89 a 78.
👀 @AugustoLima7 está en todas partes
— Liga Endesa (@ACBCOM) December 20, 2020
¡Gorrazo!#LigaEndesa
🎄 #NavidadACB
🎥 En directo por @MovistarPlus pic.twitter.com/bgtwvON1Do
Já Léo Meindl teve atuação mais discreta pelo Urbas Fuenlabrada. Na partida em casa contra o Bilbao, vencida pelo rival por apertados 74 a 70, Meindl contribuiu com sete pontos, quatro rebotes e três assistências nos 17 minutos que esteve em quadra.
Jogos de ontem e classificação
O único a vencer pela 15ª rodada da Liga ACB foi Vitor Benite. No sábado (19), o armador anotou nove pontos no triunfo de sua equipe, o San Pablo Burgos, em casa diante do Baxi Manresa por 91 a 80. Benite ainda contribuiu com três rebotes, com um total de sete de valorização.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK
Já Marcelinho Huertas não entrou em quadra por estar próximo de ser papai. Sofrendo com sua ausência, sua equipe, o Iberostar Tenerife, conheceu a segunda derrota na competição diante do Baskonia por 79 a 72.
Na classificação da Liga ACB, o Real Madrid lidera com 14 vitórias em 14 partidas. O segundo ainda é o Tenerife de Huertas, com 12 triunfos e duas derrotas. Com os resultados de domingo, o Burgos de Benite pulou para quinto com 9-5.
Augusto Lima e o Murcia seguem com 50% de aproveitamento (7-7) em décimo, na luta pela 8ª colocação. Por fim, Léo Meindl e o Fuenlabrada ocupam a 14ª colocação com apenas quatro resultados positivos em 14 jogos na Espanha.