O Zopone/Gocil Bauru Basket venceu o Pinheiros neste sábado (31) e garantiu sua classificação para o Final Four do Campeonato Paulista de basquete masculino. Com o ala Tyrone inspirado, com 25 pontos, a equipe bauruense marcou 95 a 70, com a ampla vantagem construída apenas no quarto e último período. No quadrangular disputado no ginásio Panela de Pressão, o Sesi Franca também já conquistou sua vaga na etapa final.
+ Franca e Bauru fazem duelo pela liderança da chave no Paulista
“Jogamos muito bem no último quarto, quando crescemos de produção, depois de fazer um primeiro tempo irregular. O nosso time é muito fechado e isso tem sido importante na busca dos objetivos”, disse Tyrone. “Conseguimos a nossa meta inicial nessa fase, que era garantir a vaga no Final Four, e agora vamos lutar pelo primeiro lugar do grupo, enfrentando o Sesi Franca, que é uma grande equipe”, acrescentou o americano.
+ Tainá Paixão e Silvinha comandam vitória do Sesi Araraquara
O Grupo C da segunda etapa do Campeonato Paulista de basquete masculino, com sede em Bauru, ainda tem mais dois jogos neste domingo (1). O Pinheiros encara o Basket Osasco, às 16h30, e o time casa duela com o Franca, às 19h, para decidirem quem termina em primeiro na chave
Resumo do jogo
Tyrone Curnell foi o jogador mais relevante do Bauru no período inicial, aparecendo bem nos lances ofensivos. O Pinheiros não apresentou um trabalhos forte defensivamente no início, com falhas na marcação individual. O ala americano converteu três arremessos de três pontos e, em seis minutos, já tinha 11 pontos, desequilibrando o jogo. O técnico David Pelosini pediu tempo e mudou a defesa de individual para zona.
+ Americano comanda e Quimsa conquista a Champions League
A modificação na forma de defender neutralizou um pouco as ações do Bauru e a marcação melhorou também por causa de uma postura mais ativa dos atletas do Pinheiros. O primeiro quarto foi equilibrado, mas com Alex Garcia e seus companheiros em vantagem: 23 a 17. No segundo quarto, o time visitante cresceu e o jogo ficou acirrado. No entanto, o técnico Léo Figueiró usou a força do seu conjunto e controlou o ímpeto do oponente.
Bauru cresce no último quarto
Com boas ações coletivas, o Bauru não permitiu que o adversário abrisse vantagem e a diferença mínima conquistada pelo Pinheiros neste período, 20 a 19, não o tirou o time da casa do comando do marcador: 42 a 37. Na volta do intervalo, o equilíbrio permaneceu, porém, desta vez foi o Bauru que conseguiu ficar ligeiramente na frente, com Tyrone mantendo o bom rendimento e Alex Garcia crescendo (21 a 19).
+ SIGA O OTD NO FACEBOOK, INSTAGRAM, TWITTER E YOUTUBE
No período final, com vantagem de 63 a 56 para Bauru, os comandados de Léo Figueiró cresceram ao apresentarem um bom condicionamento físico. Os atletas da equipe mandante voltaram a imprimir um ritmo forte e isso fez o placar não parar de crescer. O time do Pinheiros perdeu o controle de seu adversário, que mostrou um enorme volume ofensivo, ganhando o quarto decisivo por 32 a 14.
O campeonato
O Campeonato Paulista 2020 de basquete Divisão Especial Masculina Série A1 terá início em 1º de outubro e contará com a participação de 9 equipes. A final deverá acontecer em novembro, entre os dias 7 e 10.
São elas: Sesi Franca Basquete (atual campeão), Mogi Basquete, Zopone Bauru Basket, Liga Sorocabana de Basquete (LSB), Corinthians, São Paulo, Club Athletico Paulistano, Esporte Clube Pinheiros, São José Basketball e Basquete Osasco.
Sistema de disputa do Paulista
Segundo a tabela do Campeonato Paulista de basquete masculino, as equipes estão divididas em Chave A e Chave B e jogarão em turno único na fase classificatória.
Quatro equipes de cada grupo se classificam para compor as Chaves C e D, que serão disputadas em quadrangular sediado de turno único e completo. Classificarão as duas primeiras de cada chave, que jogarão a Final, em sistema de cruzamento olímpico.