Nesta quinta-feira (1), o Flamengo voltou a jogar pelo Carioca masculino de basquete e voltou a vencer. E de novo com larga vantagem. Diante do Club Municipal, o Fla fez 119 a 37 e conquistou sua terceira vitória seguida na competição.
Cinco equipes participam do Carioca e o Flamengo é o único que também disputa o NBB (Novo Basquete Brasil). A diferença para os adversários é enorme e se reflete no placar.
Chuzito foi o cestinha da partida e fez 18 pontos, quase a metade de toda a pontuação do Club Municipal. Hettsheimeir anotou 16 pontos e pegou sete rebotes. O argentino Balbi fez 14 pontos e deu cinco assistências. Marquinhos e Pedro Nunes anotaram 13 pontos cada.
O Municipal entrou com tudo no jogo e abriu 7 a 2. Só que ao final do primeiro quarto, o Flamengo anotou mais 29 pontos e o Municipal só cinco.
Depois que tomou a frente, o Fla foi colocando ponto atrás de ponto no placar. As equipes foram para o intervalo já sabendo que a partida teria um vencedor óbvio.
O Municipal voltou mais confiante para o segundo tempo e, sem se preocupar com o placar, jogou mais solto. Do outro lado, o Flamengo não administrou a vantagem. Gustavinho seguiu cobrando muita dedicação em quadra mesmo com o placar elástico.
+ AO VIVO: Assista aos jogos do Brasileirão feminino
Na outra partida realizada nesta quinta (1), o Niterói venceu o Tijuca por 67 a 54.
Campanha
O Flamengo abriu sua participação no Carioca na segunda-feira (28), no ginásio do Maracanãzinho. No aguardado retorno após seis meses sem ir à quadra, o Mengão venceu o Atitude por 114 a 37. O cestinha da partida foi Chuzito, com 16 pontos. Depois da estreia com placar centenário e quase setenta pontos de vantagem para o rival, o time Rubro-Negro conquistou, na terça-feira (29), uma vitória tranquila sobre o Niterói: 113 a 47.
+ AO VIVO: assista à rodada de hoje do Brasileiro Sub-20 masculino
Regulamento
Cinco times disputam o Campeonato Carioca de basquete masculino 2020: Flamengo, Tijuca Tênis Clube, Niterói, Atitude e Club Municial. As equipe vão jogar todas contra todas em turno único, classificando as quatro primeiras colocadas para a semifinal.
+ Bauru e Franca abrem o Paulista masculino; ao vivo, quinta
Na semifinal, o primeiro colocado na primeira fase enfrenta o quarto e o segundo joga contra o terceiro. Os vencedores destes confrontos disputam a final do Campeonato Carioca de basquete masculino 2020, enquanto os perdedores disputam o terceiro lugar.
História
A primeira vez que o Campeonato Carioca foi disputado foi em 1924, ou seja, há quase 100 anos. O Estadual é um dos mais tradicionais do país. O Flamengo é disparado o maior vencedor com 45 títulos, seguido pelo Vasco, que foi campeão 16 vezes, Fluminense, que ganhou 12, e Botafogo, que ficou com a taça dez vezes.
+ SIGA O OTD NO FACEBOOK, INSTAGRAM, TWITTER E YOUTUBE
Dos times que disputam o atual Estadual, apenas o Flamengo já foi campeão. Dos outros, quem chegou mais perto foi o Club Municipal, vice em 1969, 1970, 1978 e 2009. O Flamengo ganhou as últimas 14 edições e é favorito disparado para ser campeão pela 15ª vez seguida. A última vez que o Rubro-Negro não ficou com o título foi em 2004, ano em que o Telemar, time comandado por Oscar Schimidt, levantou a taça.