Após seis meses de paralisação devido à pandemia, o basquete paulista finalmente voltou. Nesse sábado (26), duas partidas ocorreram sem público no Ginásio Gualberto Moreira, em Sorocaba, válidas pelo Final Four da Copa São Paulo Adulto Masculino. Basquete Tatuí e Basket Osasco venceram seus confrontos e avançaram à final do torneio.
O Basquete Tatuí foi o primeiro a garantir classificação à decisão da Copa São Paulo Adulta Masculina ao derrotar o Conti-Cola/Assis Basket por 106 a 82.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK
Com uma defesa muito forte e um sistema ofensivo bem definido, o Basquete Tatuí venceu os três primeiros quartos e entrou no último período liderando por 35 pontos. O Assis esboçou uma reação, mas tirou apenas 11 dos pontos da desvantagem e acabou caindo.
“Foi uma vitória importante, porque a nossa defesa correspondeu às três semanas de treinamento, no ataque ainda temos que melhorar bastante, mas leva tempo. Para o Basquete Tatuí poder disputar uma decisão nesse retorno, contra uma equipe que vai disputar a Série A-1 do Campeonato Paulista, é sempre especial e um grande orgulho”, comentou Malfi.
O destaque do Basquete Tatuí foi Heitor Cardoso, com 24 pontos, três rebotes e três assistências. No lado de Assis, o experiente lateral Cesar Fabretti anotou 24 pontos e oito rebotes.
Placar baixo
Na decisão do Final Four da Copa Paulo, o Basquete Tatuí vai encarar o Basket Osasco. A segunda semifinal teve um aproveitamento de quadra bem mais baixo do que a primeira. Nela, o Basket Osasco venceu a Liga Sorocabana por 64 a 56.
Na primeira etapa, a Liga Sorocabana saiu com a vantagem de apenas 27 a 19, placar considerado baixo no basquete. Após um bom jogo no segundo tempo, o Basket Osasco foi mais agressivo, virou e mereceu a vitória.
“A gente começou com um jogo atípico. Complicamos um pouco, mas no segundo tempo, conseguimos arrumar a defesa e sair com a vitória. Agora pegaremos o Tatuí. A gente está se entrosando e o segredo amanhã é marcar forte,” avaliou Edu Mariano, atleta do Osasco Basket.
O duelo que vai definir o campeão acontece neste domingo (27), às 13h (de Brasília), no mesmo local. Antes, às 11h, Assis e Liga Sorocabana disputam a medalha de bronze.