Rodada ruim para os brasileiros no basquete espanhol. Na reedição da semifinal da última temporada da Liga Endesa de basquete, o San Pablo Burgos, de Vitor Benite, foi superado pelo Barcelona. Na partida deste domingo (2), o time do ala da seleção brasileira masculina perdeu por 89 a 86.
Diferente do que aconteceu no duelo por uma das vagas na decisão de 2019/2020, San Pablo Burgos e Barcelona fizeram um duelo equilibrado do início ao fim. O time da Catalunha teve um começo superior e, comandados por Nikola Mirotic e Álex Abrines, que terminaram com 22 pontos cada, abriram dez pontos de vantagem nos dois primeiros quartos, com 53 a 43.
Na segunda etapa da partida, o Burgos cresceu. Contando com um excelente dia de Benite, que foi o cestinha do time com 18 pontos, encostou no placar e faltando alguns segundos para o fim teve a chance da vitória. Com a jogada armada para o brasileiro definir, a equipe cometeu uma falta de ataque e o Barcelona fechou o jogo com dois lances livres, fazendo 89 a 86.
Final. Falta en ataque de Rivero y el @FCBbasket se lleva el partido.
— Basket en Movistar+ (@MovistarBasket) September 20, 2020
Peñarroya, expulsado. #LigaEndesa pic.twitter.com/1YmdQcXZZY
Na próxima rodada, o Barcelona visita o Málaga, na quinta-feira (24), e o San Pablo Burgos recebe o Gran Canaria, na sexta-feira (25).
Leo Mendl vai bem, mas Fuenlabrada perde
Em sua primeira partida oficial na Liga Endesa, Léo Mendl foi derrotado. O Fuenlabrada, equipe do brasileiro, perdeu para o Obradoiro, fora de casa, por 101 a 82.
Mesmo com o revés, Léo Mendl foi um dos destaques de sua equipe. Apesar de ter começado a partida no banco de reservas, o ala brasileiro foi o atleta do Fuenlabrada que mais ficou em quadra, por quase 32 minutos, anotou 18 pontos, pegou seis rebotes e teve uma eficiência de 22.
Na próxima rodada, o Fuenlabrada terá pela frente o Baskonia, que é o atual campeão espanhol, em seu ginásio, na quinta-feira (24). Já o Obradoiro medirá forças contra Manresa, fora de casa, na mesma data.
Augusto Lima e Rafa Luz são derrotados
Em sua estreia na Liga Endesa de basquete desta temporada, o Murcia, de Augusto Lima e Rafa Luz, foi superado pelo Andorra, por 84 a 66. Na partida, o time da dupla brasileira acabou dominada na maior parte do tempo e não conseguiu demonstrar saídas para o estilo do jogo do adversário.
+ Exame inconclusivo para Covid-19 adia semifinal de Damiris
Saindo derrotado em três dos quatro períodos, o Murcia não teve um bom dia de grande parte de seus atletas. O destaque da equipe foi Frankamp que terminou como cestinha da partida com 19 pontos. Augusto Lima foi titular e fez quatro pontos e pegou dois rebotes. Já Rafa Luz veio do banco e contribuiu com apenas um ponto.
Na próxima rodada, o Murcia terá o Estudiantes, em casa, na próxima quarta-feira (23). Já o Andorra visitará o Valencia, na terça-feira (22).
Marcelinho Huertas estreia nesta segunda-feira
O jogo de estreia do Iberostar Tenerife, do armador Marcelinho Huertas, na Liga Endesa de basquete foi adiado. O duelo contra o Casademont Zaragoza, que aconteceria neste domingo (20), foi remarcado para segunda-feira (21), às 15h30.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK
“Alguns testes de Covid-19 deram positivo em determinados times com uma máquina nova de avaliação e foram adiados três jogos por precaução, até que avaliassem outra vez esses jogadores”, explicou Huertas.
O local do jogo segue o mesmo: Pabellón Insular Santiago Martín, em San Cristóbal de La Laguna (ESP).