Após folgar na primeira rodada, chegou a hora do Minnesota Lynx estrear nos playoffs 2020 da WNBA. A equipe da Damiris Dantas vai encarar o Phoenix Mercury, que vem quente, na próxima sexta-feira (17), em partida eliminatória.
É tudo ou nada. Uma única partida irá definir a primeira equipe semifinalista da WNBA.
O Mercury passou pela primeira rodada dos playoffs na última bola. Diante do Washington Mystics, o Mercury perdia por 84 a 82. Shey Peddy recebeu a bola com menos de um segundo e disparou uma bola de três pontos precisa.
.@SheyP11 WINS IT AT THE BUZZER!
— SportsCenter (@SportsCenter) September 16, 2020
The Mercury are moving onto Round 2 of the WNBA playoffs. @espnW pic.twitter.com/OGNpHCBzp7
A cesta manteve o time nos playoffs da WNBA e o colocou no caminho de Damiris Dantas e companhia.
Fifty-Fifty
Mercury e Lynx se enfrentaram duas vezes durante a temporada regular, com uma vitória para cada. Em nenhum dos encontros, a pivô Sylvia Fowles atuou. Com uma lesão na panturrilha, ela, que não joga há pouco mais de um mês, segue como dúvida para a partida. Mas tem chances de jogar.
Já o Mercury não contará com a sua grande estrela. A pivô Brittney Griner deixou a bolha da WNBA há cerca de três semanas para resolver questões pessoais e não retornou.
Em 21 de agosto, o Lynx levou a melhor (90 a 80). Damiris Dantas anotou 19 pontos, pegou seis rebotes e deu três assistências. Napheesa Collier foi a cestinha do time com 20 pontos, enquanto a novata Crystal Dangerfield também anotou 19 pontos. Do lado do Mercury, Bria Hartley fez 24 pontos, Skylar Diggins-Smith 21 e Diana Taurasi 14.
Em 30 de agosto, Diana Taurasi e Skylar Diggins-Smith combinaram para 48 pontos, e o Mercury derrotou o Lynx por 83 a 79. Damiris Dantas marcou nove pontos e pegou cinco rebotes.
Rivais
Lynx e Mercury tem uma longa história de rivalidade nos playoffs. A franquia de Phoenix tem três títulos da WNBA, enquanto a de Minnesota soma quatro.
Em confrontos de playoffs, a equipe de Damiris tem larga vantagem. Foram cinco encontros na pós-temporada da WNBA e o Minnesota Lynx levou a melhor em quatro delas (2011, 2013, 2015 e 2016). O Phoenix só levou a melhor em 2014.