Chega ao fim uma das carreiras mais vitoriosas do basquete brasileiro. Leandrinho Barbosa agora é um ex-atleta. Ele mesmo anunciou a aposentadoria das quadras ao mesmo tempo em que já divulgou a próxima função: player mentor coach no Golden State Warriors, franquia da NBA.
“Estou pronto para um novo começo, uma nova caminhada, de novo com a bola laranja nas mãos. A transição será rápida, como sempre foi”, escreveu em uma rede social.
Aos 37 anos, Leandrinho Barbosa tinha acabado de assinar renovação com a equipe do Minas Tênis Clube para jogar mais uma temporada no NBB, mas o convite dos Warriors o fez desistir das quadras e anunciar a aposentadoria.
Foi pela equipe californiana dos Warriors que Leandrinho conquistou o título da NBA na temporada 2014/2015.
“É uma enorme alegria anunciar meu retorno ao Golden State Warriors, como Player Mentor Coach. Tenho certeza que me sentirei em casa, afinal, foi assim como jogador e tem sido assim desde então. Não poderia estar mais motivado, sei que estarei rodeado de profissionais brilhantes e farei tudo que estiver ao meu alcance para colaborar com o desenvolvimento de jogadores e toda a organização. Agradeço pelo convite e pela confiança no trabalho que posso desempenhar”.
Início
Após surgir no Paleiras, Leandrinho Barbosa ganhou destaque no Brasil com a equipe de basquete do Bauru no início da década de 2000, inclusive sendo campeão brasileiro em 2002.
Sobrando no cenário nacional, foi ao Draft de 2003 da NBA. O San Antonio Spurs o selecionou na primeira rodada, na posição de número 28. Rapidamente ele foi trocado para o Phoenix Suns, onde jogou até 2010.
Na temporada 2006/2007, Leandrinho foi eleito o sexto homem da liga, prêmio criado para homenagear o melhor jogador vindo do banco de reservas.
Giro
Depois de anos jogando no Arizona, Leandrinho começou a rodar as equipes da NBA. Passou pelo Toronto Raptros, Indiana Pacers, Boston Celtics, novamente nos Suns e, por último, Golden State Warriors.
Na equipe de Stephen Curry, Draymond Green, Klay Thompson, Andre Iguodala, e sob o comando de Steve Kerr, o brasileiro atingiu a glória máxima e levou o seu tão sonhado anel de campeão da NBA.
Seleção
Com a camisa da seleção brasileira, ele venceu a Copa América de Basquete em duas oportunidades: Santo Domingo, República Dominica (2005) e San Juan, Porto Rico (2009). Também participou de quatro mundiais e de duas edições de Jogos Olímpicos.
Fim no Minas
Entre vindas e idas para a NBA, Leandrinho Barbosa passou pelo Flamengo e Pinheiros. Mas depois do título pelo Warriors, ele jogou por Franca e Minas Tênis Clube, sua última equipe antes de anunciar a aposentadoria.
Jogando pelo Minas na última temporada do NBB, a que foi interrompida pela pandemia, Leandrinho ganhou o Troféu Oscar Schmidt, de cestinha do campeonato.