O NBB (Novo Basquete Brasil) definiu os 15 times que estão garantidos na edição de 2020/21. A principal competição nacional já tem confirmadas duas equipes a mais em comparação com a temporada anterior. As novidades são os retornos de Campo Mourão, do Paraná, e Caxias do Sul, do Rio Grande do Sul. Existe a chance da inserção de mais quatro agremiações, que aguardam a resposta na sexta-feira (11).
+ Lakers abre no último período e vira a série para 2 a 1
O NBB 13 terá só seis times que disputaram todas as edições da competição de forma ininterrupta. E essas equipes conquistaram, ao todo, oito títulos e o Flamengo levantou a taça seis vezes, com Bauru e Paulistano ganhando um cada. Franca, Minas e Pinheiros também são clubes fundadores da LNB, mas ainda não foram campeões do campeonato. Das 12 edições realizadas, dez finais contaram com pelo menos uma dessas agremiações.
+ Damiris faz 14 pontos, mas Lynx perde mais uma na WNBA
“Saímos dessa reunião de hoje com uma sensação extremamente positiva, pois mesmo com toda a situação difícil e as incertezas que a sociedade vive, os clubes provaram sua força e união de todos esses anos de construção e consolidação do NBB para a realização de mais uma grande temporada”, afirmou Nilo Guimarães, presidente da LNB. A edição 2020/21 está prevista para começar no dia 14 de novembro.
Oito estados no NBB
O NBB manteve em oito o número de territórios brasileiros representados: Ceará (Basquete Cearense), Minas Gerais (Minas Tênis Clube), Paraíba (Unifacisa), Paraná (Campo Mourão e Pato Branco Basquete), Rio de Janeiro (Flamengo), Rio Grande do Sul (Caxias do Sul) e São Paulo (Bauru Basket, Corinthians, Mogi das Cruzes, Paulistano, Pinheiros, São Paulo F.C. e Sesi Franca), além do Distrito Federal (Brasília Basquete).
Quatro equipes em situação de espera
O NBB 13 já tem 15 confirmados, mas a edição pode contar até com 19 agremiações. A LNB marcou para sexta-feira a reunião de seu Conselho de Administração para avaliar a situação de Botafogo, Rio Claro, Joinville Blackstar e Cerrado Basquete. Os dois primeiros já são associados e disputaram a temporada 2019/20. Eles precisam comprovar algumas documentações para aprovação da entidade.
+ SIGA O OTD NO FACEBOOK, INSTAGRAM, TWITTER E YOUTUBE
Os outros dois que solicitaram vagas para o próximo NBB participariam pela primeira vez e trariam Santa Catarina para o cenário da 13ª edição e o Distrito Federal teria um segundo time na competição. Já estão descartados o São José Basketball (SP), também fundador da LNB, e o Londrina Basketball, que buscava sua estreia no campeonato. As duas equipes não apresentaram a documentação necessária e ficarão fora em 2020/21.
Confira os confirmados no próximo NBB
- Basquete Cearense (CE)
- Bauru Basket (SP)
- Brasília Basquete (DF)
- Campo Mourão Basquete (PR)
- Caxias do Sul Basquete (RS)
- C.A. Paulistano (SP)
- C.R. Flamengo (RJ)
- E.C. Pinheiros (SP)
- Minas Tênis Clube (MG)
- Mogi Basquete (SP)
- Pato Basquete (PR)
- São Paulo F.C. (SP)
- Sesi Franca (SP)
- S.C. Corinthians (SP)
- Unifacisa (PB)