O CBC (Comitê Brasileiro de Clubes) e a Liga Nacional de Basquete (LNB) anunciaram nesta quinta-feira (13) um acordo visando desenvolvimento da modalidade no país. Para o próximo ciclo de quatro anos, o CBC fará parceria com o NBB (Novo Basquete Brasil) e a LDB (Liga de Desenvolvimento de Basquete), competição de clubes sub-22.
O apoio, previsto para ser reavaliado anualmente, contempla suporte de logística dos clubes, árbitros e staff. Ele consiste de aporte das viagens aéreas e hospedagem das equipes visitantes que atuam fora de seu estado ou em trechos acima de 500 km dentro da mesma região.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK
“Desde a criação da LNB, sempre tínhamos o objetivo de poder reduzir ao máximo do orçamento dos times os custos de logística. O apoio do CBC concretiza a realização desse sonho. Dá aos clubes condições para continuarmos com o NBB forte e uma LDB ainda mais sólida no desenvolvimento dos jovens atletas”, afirmou o presidente da LNB, Nilo Guimarães.
Parceria antiga
CBC e LNB atuam juntos desde 2017 na organização da LDB. A competição já revelou nomes importantes para o mercado brasileiro e mundial. Entre eles, o armador Yago e o ala Didi, que defenderam a seleção brasileira na última Copa do Mundo. Além deles, os pivôs Dikembe e João Vitor e o ala Jonas Buffat, que concorreram ao prêmio de Destaque Jovem da última edição do NBB.
Retomada
Visando a retomada das atividades das equipes e a próxima temporada do NBB, a LNB informou que está desenvolvendo um protocolo baseado em normas e orientações fornecidas pelas autoridades de saúde. A intenção é a prevenção da Covid-19.
O protocolo ainda está em fase final de elaboração. Deve ser finalizado, e disponibilizado ao público e clubes, em meados de setembro O retorno dos clubes aos treinamentos possivelmente ocorrerá naquele mês. Isso desde que os órgãos responsáveis em cada uma das cidades que contam com equipes do NBB aprovem este retorno.