O Minnesota Lynx, time de Damiris Dantas, conquistou sua terceira vitória em quatro jogos na WNBA. Neste sábado (1), a equipe da brasileira venceu novamente o Connecticut Sun. Se na estreia o êxito foi por 77 a 69, desta vez, a vitória foi por 78 a 69. A ala DeWanna Bonner, do Sun, foi a cestinha do jogo com 28 pontos. No Lynx, a armadora Crystal Dangerfield, a ala Napheesa Collier e a pivô Sylvia Fowles foram decisivas.
+ Damiris reconhece papel no Lynx e espera fazer a diferença
Damiris não fez uma boa partida. No entanto, permaneceu em quadra por mais de 34 minutos e, na fase decisiva, correspondeu à confiança da técnica Cheryl Reeve com duas cestas que confirmaram a vitória. O placar marcava vantagem do Lynx por 69 a 65 quando a brasileira, depois de errar tudo que havia tentado no ataque, assumiu a responsabilidade e fez uma bola de três e depois anotou mais dois pontos, ampliando para 74 a 65.
+ Débora Costa teve propostas de times da WNBA, diz empresário
Na próxima rodada, Damiris e suas companheiras terão pela frente o New York Liberty na quarta-feira (5). No momento, o Minnesota Lynx ocupa a vice-liderança da WNBA, atrás apenas do Washington Mystics, que ainda não perdeu no torneio. Já o Connecticut Sun encara o Seattle Storm na terça-feira (4).
Resumo do jogo
Damiris fez um primeiro tempo apagado e, ofensivamente, bem abaixo em relação aos jogos anteriores. A brasileira terminou os 20 minutos iniciais zerada em pontuação e com três erros. No período inaugural, Minnesota Lynx e Connecticut Sun fizeram uma partida equilibrada e com ações ofensivas excessivamente individuais, já que somados deram só uma assistência e o passe decisivo veio do Lynx. A primeira pausa aconteceu com o Lynx em vantagem: 18 a 17.
+ Alana aceita desafio no exterior após experiência na seleção
No retorno para o segundo quarto, o time de Minnesota chegou a liderar por 22 a 17, porém, parou de jogar e viu o Sun crescer, virando e abrindo oito pontos de diferença: 34 a 26. Os dois times erraram muito, mas a equipe de Connecticut aproveitou melhor as falhas do adversário e continuou pontuando até finalizar o período em 42 a 35, com liderança de 25 a 17 na série. A ala Bonner, do Sun, foi o destaque dos primeiros 20 minutos com 18 pontos.
+ ‘Resolvi jogar mais um tempo pela seleção’, afirma Érika
O Lynx fez uma primeira etapa com um aproveitamento ofensiva baixo. A equipe de Damiris não anotou nenhuma bola de três pontos e apenas 36,4% de aproveitamento nos arremessos de quadra. O Sun apresentou um desempenho similar em bolas de dois pontos (36,7%), mas foi bastante superior no perímetro (42,9%). O Minnesota cometeu 11 erros contra nove do oponente e foi para o intervalo com sete pontos de desvantagem.
Lynx cresce no segundo tempo
O segundo tempo mostrou um Lynx disposto a reagir. A equipe da brasileira subiu sua performance em todos os fundamentos ofensivos e algumas jogadoras cresceram. A armadora Dangerfield, a ala Collier e a pivô Fowles fecharam o terceiro quarto com 15 pontos cada uma. Apesar de Damiris seguir zerada, a franquia de Minnesota reduziu a desvantagem e passou à frente em bandeja de Dangerfield (53 a 51).
Pelos lados do Sun, Bonner terminou o terceiro período com 25 pontos, seguindo como maior pontuadora do embate. Mas a boa atuação da ala americana não foi o suficiente para a franquia de Connecticut seguir na dianteira, fechando os primeiros 10 minutos depois do intervalo com derrota por 61 a 60. Sem confiança e rendimento no ataque, Damiris passou a ser mais participativa nos rebotes, contribuindo com seis bolas recuperadas.
+ SIGA O OTD NO FACEBOOK, INSTAGRAM, TWITTER E YOUTUBE
A eficiência dos times caiu no último quarto, mas o Lynx continuou no controle do duelo. A melhora da equipe de Minnesota inibiu e intimidou o Sun, que já havia sido derrotado pelo mesmo rival na estreia da WNBA. Apesar do revés, Bonner fechou o duelo como cestinha, com 28 acertos. Pelos lados do Lynx, Fowles fez 21 e Dangerfield e Collier contribuíram com 17. Damiris deixou a quadra com cinco pontos, oito rebotes e três assistências.