Débora Costa será jogadora do Luleå Basket, da Suécia, a partir de setembro. A armadora titular da seleção brasileira assinou com o clube sueco, campeão da edição de 2018/19 da Liga Basketettan, principal competição do país. Na temporada 2019/20, o time liderava quando o torneio foi cancelado devido ao coronavírus. A brasileira, medalha de ouro no Pan-Americano de Lima-2019, realiza o sonho de atuar na Europa.
+ FIBA libera campeonatos e pré-olímpico masculino vem aí
“Sempre foi um sonho jogar na Europa. Minha expectativa é muito positiva e quero aproveitar cada momento para evoluir profissionalmente. Vou vivenciar novas experiências e desafios dentro de quadra e tenho certeza que irá agregar muito a meu jogo”, afirmou Débora Costa em contato exclusivo com o Olimpíada Todo Dia.
“Desde que soube da possibilidade de jogar no Luleå, eu comecei a pesquisar sobre o clube, a cidade e os fãs e foi amor à primeira vista. Tenho orgulho de ter a chance de jogar pelo Luleå Basket e não vejo a hora de começar a trabalhar com a equipe”, disse a armadora, que na última temporada jogou pelo Sesi Araraquara na LBF (Liga de Basquete Feminino) e teve média de 11,7 pontos, 3,7 rebotes, 5,8 assistências e 3,3 roubadas de bola.
+ Números comprovam bom ano de Marcelinho Huertas na Espanha
No começo de 2020, Débora Costa, de 28 anos, atuou pela seleção brasileira no Pré-Olímpico Mundial, em Bourges, na França. O Brasil enfrentou Porto Rico, Austrália e a França e ficou sem a vaga nos Jogos Olímpicos de Tóquio, que mudou para 2021 devido ao coronavírus. No torneio, a atleta fez uma média de 7,3 pontos, 3,7 rebotes, 6,7 assistências e 3,0 roubadas de bola.
Estreia no exterior
Débora Costa, que tem contrato com o Sesi Araraquara até agosto, tem disputado jogos internacionais com frequência com a camisa da seleção brasileira. Sob o comando do técnico José Neto, a armadora foi titular nos Jogos Pan-Americanos de Lima, na AmeriCup e no Pré-Olímpico das Américas, em 2019, e do Pré-Olímpico Mundial, em 2020. Por clubes, a atleta parte para sua primeira experiência no exterior
“Com a Débora, temos uma armadora de alta velocidade com a bola e que gosta de envolver as outras jogadoras. Ela também é uma boa defensora e que dificulta seus oponentes”, comentou Christer Sehlin, diretor do clube sueco. Já o técnico Robin Sandberg elogiou a liderança da atleta.
+ SIGA O OTD NO FACEBOOK, INSTAGRAM, TWITTER E YOUTUBE
“A Débora Costa é uma verdadeira líder e uma jogadora que criará para as outras e para si mesma. Nosso plano de defesa será, provavelmente, o melhor que já vimos no Luleå Basket. Ter a oportunidade de liderar este grupo será incrível. Bem-vinda ao Luleå, Debora”, destacou o treinador.
Divulgação nas redes
Brasiliens point guard, Debora Costa, väljer Luleå Basket!Läs mer på vår hemsida.https://luleabasket.com/nyheter/brasiliansk-landslagsguard-till-lulea-basket/
Posted by Luleå Basket on Friday, July 3, 2020
Tem novidade no mercado! A armadora @de18costa, da Seleção e do Sesi-SP, vai jogar na Suécia, no Lulea Basket. Débora embarca em setembro, após o atual contrato no Brasil. Voa, craque! pic.twitter.com/6gSh8SAeDj
— Basquete Brasil – CBB (@basquetebrasil) July 13, 2020