Apenas três partidas realizadas e a LBF (Liga do Basquete Feminino) foi forçada a encerrar sua temporada 2020 por causa da pandemia. Mas mesmo sem jogos, o Vera Cruz Campinas irá cumprir os contratos das jogadoras, pagando os salários.
+ SIGA O OTD NO FACEBOOK, INSTAGRAM, TWITTER E YOUTUBE
Em nota oficial postada em uma rede social, a equipe paulista reforçou o compromisso. O time foi campeão da LBF em 2018 e vice no ano passado, em duas decisões contra o Sampaio Basquete, do Maranhão.
“O Vera Cruz Basquete vem a público informar que após o cancelamento da temporada 2020, da Liga de Basquete Feminino (LBF), por conta da COVID-19, honrará TODOS os contratos do elenco estabelecidos até o dia 31 de agosto, como estava previsto antes da pandemia e dentro da situação financeira atual.”
A nota do Vera Cruz Campinas ainda destaca que “quando houver liberação para o retorno das atividades por parte das autoridades sanitárias e a confirmação do Campeonato Paulista, iniciaremos o processo de renovação dos contratos das atletas e comissão técnica.”
Em frente
Sem a LBF 2020, o Ituano Basquete, também de São Paulo, segue agora com o planejamento para o Campeonato Paulista, agendado para começar em setembro deste ano.
A expectativa é que a equipe se reapresente e volte aos treinamentos no dia 1º de agosto, desde que o retorno às atividades seja permitido pelas autoridades e possa ser realizado com segurança para as atletas e comissão técnica.
Antes do cancelamento da LBF, Itu era favorita para sediar a fase única da competição, forma discutida pelas equipes para dar continuidade ao campeonato, sem torcida, em agosto.
Estavam previstos os protocolos de saúde, como testagem para o coronavírus de atletas e comissões e distanciamento fora das quadras. O formato chegou a ser aprovado pelas equipes, mas foi anulado logo em seguida.
“Acreditamos que foi a melhor forma possível. Com essa medida, nós conseguimos preservar a todos, e torcemos para que possamos fazer, em 2021, uma temporada muito mais forte. Agradecemos a todos os patrocinadores, equipes, comissões, todos que se empenharam ao máximo nesta questão”, disse o presidente em exercício da LBF, Valter Ferreira.