Pela terceira rodada da fase final da Liga ACB, o San Pablo Burgos, de Augusto Lima e Vitor Benite, foi derrotado pela primeira vez. Em uma partida eletrizante diante do Herbalife Gran Canaria, decidida apenas na prorrogação, a equipe dos brasileiros caiu por 91 a 87 nesta segunda (22).
Vindo do banco, Vitor Benite foi o cestinha da partida com 26 pontos e acertou uma bola de três faltando 20 segundos para o fim do quarto período, virando o jogo a favor de seu time. O armador ainda pegou quatro rebotes e deu duas assistências, sendo eleito o melhor jogador da partida (MVP). Augusto Lima, por sua vez, contribuiu com 8 pontos e 9 rebotes.
Foi a primeira derrota da equipe dos brasileiros na fase final da Liga ACB, o nacional espanhol de basquete, disputada em Valência sem a presença de torcedores. No sábado (20), a equipe conseguiu uma importante vitória diante do Real Madrid, atual bicampeão espanhol.
Su partido #MVPArzuaga pic.twitter.com/FC8XVTT93e
— San Pablo Burgos (@SanPabloBurgos) June 22, 2020
O resultado embolou o grupo B, liderado pelo Valência com duas vitórias e nenhuma derrota. Na sequência, aparecem San Pablo Burgos, Herbalife Gran Canaria e Real Madrid, todos com dois triunfos e um revés. Casademont Zaragoza e MoraBanc Andorra seguem sem vencer. Vale lembrar que Real Madrid e Valência e Zaragoza e Andorra ainda se enfrentam na tarde dessa segunda-feira.
O San Pablo Burgos terá apenas um dia para se recuperar da dura derrota sofrida hoje. Na quarta-feira (24), a equipe de Vitor Benite e Augusto Lima terá uma partida decisiva com o Valência. Dois dias depois, fecha a participação na etapa de grupos da fase final do Campeonato Espanhol diante do MoraBanc Andorra. Os dois primeiros de cada grupo avançam às semifinais da Liga ACB, cruzando com os dois melhores da chave A.
O Jogo
O primeiro quarto foi equilibrado. Ainda que o San Pablo Burgos tenha tido um melhor aproveitamento de quadra, o Herbalife Gran Canaria conseguiu se manter no jogo graças aos arremessos de três pontos. Ao final de 10 minutos, vantagem de 24 a 21 a favor do Burgos. A dupla brasileira começou inspirada. Vindo do banco, Vitor Benite foi o cestinha da equipe com sete pontos e Augusto Lima contribuiu com mais quatro, além de ter pego três rebotes e dado esse grande grande toco que você vê abaixo.
⛔ ¡Fuera de aquí!
— Liga Endesa (@ACBCOM) June 22, 2020
Taponazo de @AugustoLima7#LigaEndesa#VolverEsGanar
🎥 vía @MovistarBasketpic.twitter.com/ufMvEpzmGf
No segundo quarto, o Gran Canaria foi superior defensivamente, limitando o San Pablo Burgos a apenas dez pontos em dez minutos, indo para o vestiário com a vantagem de 40 a 34. Esse período acabaria por ser decisivo no resultado final da partida.
Vitor Benite voltou com tudo do vestiário. Com 11 pontos, liderou a equipe no terceiro quarto e ajudou o San Pablo Burgos a diminuir a vantagem do Gran Canaria para 60 a 56. Benite foi responsável por metade dos pontos de sua equipe no período.
🔥 Crossover y CANASTÓN
— Liga Endesa (@ACBCOM) June 22, 2020
¡Cómo está Vitor Benite!#LigaEndesa
🎥 En directo por @MovistarPlus pic.twitter.com/njOj7UfFxk
Benite decisivo
No quarto decisivo, o jogo foi parelho até a metade do período. Com duas bolas de três pontos, o Gran Canaria abriu 10 pontos de vantagem com 4 minutos e meio faltando para o fim. Cestinha da partida até aquele momento, Vitor Benite só entrou em quadra quando restavam 3 minutos, por decisão do treinador. Em seu primeiro arremesso, o armador colocou o Burgos de volta no jogo com uma bola de três. Após marcar mais dois através de lances livres, o jogador acertou outro arremesso de três com 20 segundos restantes no cronômetro, que colocou o San Pablo Burgos na liderança por 78 a 76. Com uma bandeja, o Canária empatou a partida e os dois times foram para a prorrogação.
🔥 ¡VITOR BENITEEE!
— Liga Endesa (@ACBCOM) June 22, 2020
Triplazo para poner a @SanPabloBurgos por delante en el marcador#LigaEndesa #VolverEsGanar
🎥 vía @MovistarBasket pic.twitter.com/4hj3opNnVy
Benite marca de três e coloca o San Pablo Burgos dois pontos a frente. Gran Canaria empatou na sequência e levou o jogo para a prorrogação
Prorrogação
Com o limite de faltas estourado, o San Pablo Burgos errou muito na marcação de deu lances livres de graça para a equipe adversária. Para se ter ideia, 10 de seus 13 pontos vieram através de lances livres dados de graça pela equipe de Benite e Augusto Lima. Os brasileiros não pontuaram no período de desempate.