Parada desde 11 de março por causa da pandemia, a NBA está planejando a retomada da temporada 2019/2020 para 31 de julho, data repassada pelo comissário Adam Silver ao Conselho de Governadores da liga.
A informação foi obtida pelo site The Athletic na última sexta-feira (29). No entanto, a Reuters entrou em contato com um porta-voz da NBA, que afirmou que a liga “não tem nada a confirmar neste momento”.
Fato é que o Conselho de Governadores da NBA se reuniu com Adam Silver por teleconferência, na última sexta (29), e que vários cenários para a volta foram discutidos. Porém, não houve consenso sobre a retomada da liga.
As propostas
Quatro cenários para o retorno da NBA foram apresentados. No primeiro, a temporada regular seria retomada e um torneio com todas as 30 equipes seria realizado. Nesse esquema, os times piores classificados se enfrentariam, enquanto os melhores aguardariam para entrar nas fases mais agudas.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK
No segundo, as equipes, no mínimo 16, voltariam diretamente nos playoffs, se enfrentando dentro de grupos ou um torneio igual ao da primeira proposta.
Na terceira, as equipes retomariam a temporada regular e todas as 30 equipes entrariam nos playoffs. A quarta e última proposta é retomar a temporada e seguir para os playoffs na forma tradicional.
+ Liga autoriza equipes a chamarem estrangeiros de volta aos EUA
Onde e como?
Primeiro a liga quer definir a data da volta e o formato da competição, só depois confirmar o local e a presença ou não de torcedores.
Contudo, na Disney, o ESPN Wide World of Sports Complex, complexo esportivo dentro de um resort de Orlando, parece ser o local que mais agrada a NBA. Isso porque o local tem uma estrutura com três arenas, hotéis e todo o suporte para que jogadores, familiares e funcionários da liga e dos times fiquem isolados, evitando a exposição à fatores externos em meio à pandemia.
Situação de momento
Segundo a AP, a grande maioria das 30 equipes já abriram suas instalações para treinamentos voluntários durante a pandemia. O New York Knicks e o Washington Wizards abriram suas instalações na última sexta-feira (29), enquanto o Boston Celtics o fará na próxima segunda (1).
Apenas três – Detroit Pistons, San Antonio Spurs e Golden State Warriors – franquias não anunciaram oficialmente em qual data irão receber os jogadores dispostos a treinarem.
As equipes que já abriram suas instalações podem ter no máximo quatro jogadores treinando simultaneamente, mas sem que nenhum deles possa se exercitar junto ou jogar um contra um.