Os clubes que ainda estão na disputa da Liga ACB de basquete da Espanha retomaram os treinamentos em quadra nessa semana. Dentre as equipes que reabriram o seu ginásio para as atividades individuais de seus atletas está o Iberostar Tenerife, do brasileiro Marcelinho Huertas.
“Bom demais voltar; os treinos estão sendo individuais por enquanto. Os números do contágio estão diminuindo aqui na Espanha, mas ainda é difícil saber se vamos voltar a competir nesta temporada”, comentou o armador.
Em um vídeo publicado nas redes sociais da equipe, é possível ver Marcelinho Huertas realizando um treinando individual de arremessos no ginásio Pabellón Insular Santiago Martín, localizado em San Cristóbal de La Laguna (ESP).
Apesar do retorno às atividades, ainda não é possível cravar que a Liga será retomada para o encerramento da temporada 2019/20. Esta definição será anunciada até o próximo dia 31 de maio.
O que já se pode confirmar é que caso retorne, a Liga ACB terá um formato diferente em relação ao inicial. A competição contaria com as 12 equipes melhores qualificadas no momento da paralisação, divididas em dois grupos, com seis integrantes em cada um deles.
O Iberostar Tenerife, de Marcelinho Huertas, aparece no Grupo A, que conta ainda com FC Barcelona, RETAbet Bilbao Basket, Kirolbet Baskonia, Unicaja e Joventut Badalona, enquanto o Grupo B terá: Real Madrid, Casademont Zaragoza, MoraBanc Andorra, Valencia Basket, San Pablo Burgos e Herbalife Gran Canaria.
+ SIGA O OTD NO FACEBOOK, INSTAGRAM, TWITTER E YOUTUBE
De acordo com o novo sistema de disputa, as equipes jogarão entre si, em turno único, dentro de suas respectivas chaves e os dois melhores classificados em cada uma delas avançam para a fase semifinal, que será definida em partida única (1º colocado do Grupo A x 2º colocado do Grupo B e 1º colocado do Grupo B x 2º colocado do Grupo A). Os dois vencedores da fase semifinal disputarão o título, também em jogo único.
O Iberostar Tenerife concluiu a sua participação na reduzida primeira fase na quarta colocação na classificação geral do nacional de basquete da Espanha, com 14 vitórias e 8 derrotas.