Não será desta vez que o Brasil estará representado nos dois lados da grande decisão da temporada do basquete australiano. Depois de empatarem a série na última partida, os Cairns Taipans, time de Scott Machado, foram derrotados pelos Perth Wildcats e deram adeus à final da NBL. Já o Sydney Kings, que perdeu o último jogo, conseguiu uma vitória apertada dentro de casa contra o Melbourne United e garantiu o brasileiro Didi Louzada na final.
Kings na decisão depois de doze anos
Depois de uma derrota humilhante no segundo jogo da semifinal, o Sydney Kings entrou em quadra precisando vencer um embalado Melbourne United.
Num primeiro quarto equilibrado, com a maior diferença no placar chegando a três pontos, os donos da casa conseguiram uma boa sequência no final e fecharam a parcial na frente em 24 a 22. No segundo quarto, Shawn Long tratou de colocar o Melbourne na frente do placar (31×32) e, nas bolas de Goulding e McCarron, os visitantes abriram seis pontos de diferença (42×48). Tate até marcou para os Kings nos últimos lances, mas o Melbourne United foi para o intervalo vencendo por 45 a 50.
No terceiro quarto, os visitantes continuaram melhorores e chegaram a uma vantagem de sete pontos (58×67). Aí começou uma reação incrível do Sydney Kings. Com pontos de Tate, Cooks e Didi, marcando de três, os donos da casa encostaram no placar e fizeram o período terminar empatado em 68 a 68.
O quarto decisivo foi extremamente equilibrado. Os pontos eram lá e cá. Com mais uma cesta de três de Didi, os Kings abriram vantagem de quatro pontos (78×74) e se mantiveram na frente até a bola de Trimble dar a liderança ao Melbourne faltando 2min (84×85). Foi aí que Lisch, de três, e Tate foram fundamentais para dar a vitória ao Sydney Kings por 89 a 87.
Com 23min35 jogados, Didi Louzada se manteve na média da temporada, marcando 10 pontos, dando uma assistência e conseguindo três rebotes. Jae’sean Tate foi o cestinha da partida com 20 pontos, enquanto Chris Goulding foi o destaque do United com 19 pontos.
O Sydney Kings chega à final da NBL depois de 12 anos. A equipe de Didi busca o tetracampeonato depois de uma sequência vitoriosa de títulos em 2003, 2004 e 2005.
O técnico do Kings, Will Weaver, disse que a classificação para a Grande Final foi ainda mais especial pelo tamanho da equipe adversária.
“Quando você termina uma batalha como essa, respira fundo e reflete sobre o trabalho do (treinador) Dean (Vickerman) e de sua equipe, vê o quanto eles estavam preparados e como foi forte o treinamento deles, não apenas nesta série, mas realmente nos últimos meses. Tiramos o chapéu para eles.”
+INSCREVA-SE EM NOSSO CANAL NO YOUTUBE
Machado se destaca, mas Taipans não avançam
Jogando fora de casa, os Cairns Taipans, equipe de Scott Machado, precisava vencer o terceiro jogo contra o Perth Wildcats para se garantir na decisão contra o Sydney Kings.
Depois de uma ótima atuação na primeira partida da série, Machado voltou a brilhar no Jogo 3 da semifinal. Os Taipans abriram seis pontos de vantagem logo no início da partida (2×8), com direito a sete pontos do brasileiro. Mas a equipe da casa não demorou para igualar o marcador e passar na frente, fechando o primeiro quarto em 25 a 24.
No segundo quarto, os Wildcats passaram a dominar a partida, especialmente com os pontos de Terrico White. Depois de chegar a 10 pontos de diferença (45×35), a equipe da casa foi para o intervalo vencendo por 52 a 44.
Na volta do intervalo, os Taipans tentaram uma pressão, mas viram os donos da casa ampliarem a vantagem para 18 pontos (72×54). No fim do quarto, a diferença caiu para 10, mas a partida continuava complicada. No último quarto, White converteu 12 pontos e garantiu a vitória dos Wildcats por 93 a 82.
Scott Machado foi um dos destaques da partida com 19 pontos, cinco rebotes e seis assistências. Foi o segundo maior pontuador dos Taipans atrás de Cameron Oliver que marcou 20 pontos. Terrico White, dos Wildcats, foi o cestinha da partida com 26 acertos.
Atual campeão da NBL e maior vencedor da história do torneio, o Perth Wildcats busca seu 10º título. A equipe venceu em 1990, 1991, 1995, 2000, 2010, 2014, 2016, 2017 e 2019.
A primeira partida da decisão do basquete australiano entre Sydney Kings e Perth Wildcats acontece no próximo domingo (08), em Sydney.