A seleção brasileira masculina de basquete realizou na segunda (17) o primeiro treino em São José dos Pinhais, no Paraná, visando a estreia nas Eliminatórias da AmeriCup diante do Uruguai. Foram cerca de duas horas de movimentação tática comandada pelo técnico Aleksandar Petrovic.
O Brasil pega o Uruguai na cidade, localizada na região metropolitana de Curitiba, nesta sexta-feira (21), às 19h30. Três dias depois, na segunda-feira (24), enfrenta os mesmos adversários em Montevidéu.
“O primeiro treino é sempre muito importante, onde damos muitas informações para os jogadores, a forma de jogar no ataque, na defesa. E penso que muitas informações já foram passadas”, explica Petrovic.
Nossos primeiros treinos em SJP! 👊🏻 pic.twitter.com/6lrXvrAyyz
— Basquete Brasil – CBB (@basquetebrasil) February 17, 2020
+ SIGA O PERFIL OFICIAL DO OTD NO TWITTER
“Tudo que mostramos, temos que levar para os próximos treinos. Estou contente, todos querem jogar em um nível alto, estão com muita vontade, e espero coisas boas”, acrescentou o treinador da seleção brasileira.
As eliminatórias da AmeriCup dividem 12 seleções em quatro grupos com quatro países em cada. Os três melhores avançam para o torneio. O Brasil está no Grupo B com Paraguai, Uruguai e Panamá.
Caminho de volta ao Pan
Além dos jogos em fevereiro, o time volta a jogar em novembro, no país, diante de Panamá e Paraguai. Depois duela fora de casa, em fevereiro de 2021, contra os mesmos rivais.
A Copa América é classificatória para os Jogos Pan-Americanos de Santiago, no Chile, em 2023. No ano passado, em Lima, o time masculino ficou de fora.
Força jovem
Para os dois duelos contra o Uruguai, a comissão técnica optou por trazer jogadores jovens. Uma das exceções é o armador Rafa Luz, que já tem boa experiência pela seleção brasileira.
+ Didi Louzada anuncia lesão e pede dispensa da seleção
“O Uruguai vem com o melhor time que eles podem ter. Jogadores com experiência na Europa, com experiência na Euroliga, o Batista, Fittipaldo, o Barrera, armadores de qualidade com o Parodi. Um time com muita experiência e que jogará o melhor basquete que o Uruguai pode ter hoje”, disse Rafa Luz.
“Temos que ter vontade. É um grupo jovem, que vai querer demonstrar para o Brasil que a nova geração tem capacidade para manter um bom nível internacional. Vamos fazer o nosso melhor para o pessoal se sentir orgulhoso dessa evolução do Brasil nos últimos anos”, acrescentou.
Seleção brasileira de basquete para a Americup
Armadores
Yago Mateus – Paulistano – 1,78m
Rafael Luz – Ucam Murcia -1,88m
Georginho – São Paulo – 1,96m
Alas/Armadores
Cauê Borges – Botafogo – 1,87m
Danilo Fuzaro – Mogi das Cruzes – 1,93m
Guilherme Santos – Minas – 1,97m
Alas
Jhonatan dos Santos – Flamengo – 1,96m
Alas/Pivôs
Léo Demétrio – Flamengo – 2,08m
Du Sommer – Botafogo – 2,05m
Márcio Santos – Franca – 2,02m
Lucas Dias – Franca – 2,07m
Pivôs
Ronald Rudson – Brasília – 2,07m
Rafael Mineiro – Flamengo – 2,09m
Dikembe da Silva – Paulistano – 2,06m