Siga o OTD

Basquete

Kelly completa 20 anos defendendo a seleção brasileira

Foto: Luis Claudio Antunes/Portal R3

A pivô Kelly Santos, que defendeu o Uninassau Basquete (PE) na última temporada, está completando 20 anos vestindo a camisa da Seleção Brasileira Adulta Feminina. A primeira convocação da experiente jogadora foi na Copa América de 1997, com o Brasil sagrando-se o campeão invicto ao suplantar os Estados Unidos, na grande final, por 101 a 95.

“Foi uma coisa surpreendente e que alavancou a minha carreira, pois vinha da disputa de uma Copa América Sub-19, em São Luís (MA), e o técnico Antonio Carlos Barbosa foi conferir de perto a competição, gostando da minha produção. Logo em seguida, fui chamada para o selecionado principal e foi uma grande emoção jogar ao lado de jogadoras como a Paula”, relembrou Kelly, de 1m92.

“Desde então, foram diversas convocações, em que a medalha olímpica em Sidney pode ser considerada o ponto alto, mas todas as vezes que vesti a camisa da Seleção Brasileira foi um motivo de orgulho e satisfação, em que procurei dar o meu máximo e ajudar sempre da melhor maneira possível. E, desta vez não é diferente, o meu pensamento é ajudar o grupo de todas as formas”, acrescentou a pivô.

“Mas, por muitas vezes eu pensei em desistir, entretanto, sempre busquei força para prosseguir e vencer os obstáculos. Joguei em diversos países, conquistei diversos títulos e tenho vivido muitas alegrias ao longo da minha carreira”, complementa a pivô.

Aos 37 anos, Kelly foi uma das atletas convocadas pelo técnico Carlos Lima para integrar o selecionado brasileiro feminino, que está se preparando para disputar a Copa América de 2017, que será jogada em Buenos Aires, capital da Argentina, de 6 a 13 de agosto. “Trata-se de uma jogadora que sempre esteve à disposição para servir a Seleção Brasileira e isso precisa ser exaltado, pois mesmo sendo chamada há 20 anos, mantém o ímpeto e a felicidade de estar representando o País em competições internacionais”, explicou Lima.

Na Seleção Brasileira, a experiente pivô participou de conquistas importantes: medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Sidney (2000), três vezes campeã da Copa América (1997, 2001 e 2009) e três vezes campeã sul-americana (1999, 2001 e 2003), entre outras. Nos clubes, a pivô foi campeã Mundial atuando pelo BCN/Osasco (1998), campeã Nacional pelo CR Vasco da Gama (2001) e duas vezes campeã Paulista: em 1996 pela Microcamp/Campinas e em 1998 pelo BCN/Osasco; além disso, foi uma vez campeã Carioca (2001), jogando pelo CR Vasco da Gama.

Jornalista baiana, soteropolitana, faconiana. Mestrado em jornalismo esportivo pela St. Mary's University, do Reino Unido. Bolsista Chevening 2015/2016.

Mais em Basquete