Duas partidas eletrizantes movimentaram a 10ª rodada do NBB na noite desta sexta-feira (20). O Pato Basquete recebeu o Rio Claro e, depois de ficar atrás do placar durante todo o jogo, conseguiu se recuperar no último quarto e venceu a primeira partida na NBB por 80 a 78. No Rio de Janeiro, o Mogi das Cruzes visitou o Botafogo e conseguiu boa vitória por 69 a 79.
Pato Basquete x Rio Claro
O Pato Basquete recebeu o Rio Claro e conseguiu a primeira vitória na NBB. Depois de ficar atrás no placar durante a partida inteira, chegando a ter 19 pontos de diferença, o lanterna do campeonato conseguiu o triunfo graças à boa atuação da equipe no último quarto.
O Rio Claro dominou a partida desde o primeiro quarto. Com muita facilidade, e aproveitando os erros do Pato Basquete, a equipe visitante chegou ao fim do quarto vencendo com o dobro de pontos (13 x 26).
No segundo período, mais domínio visitante. O Pato continuou errando bastante e não conseguindo produzir no ataque. No fim, o Rio Claro foi para o intervalo com 17 pontos de vantagem (30 a 47).
Parecia que a vitória dos visitantes estava garantida. Mas, aos poucos, o Pato Basquete começou a se aproximar. Conseguiu diminuir a diferença para 11 pontos (40 x 51), e, no fim do quarto, a vantagem do Rio Claro baixou para 5 pontos (56 x 61).
No último quarto, a história mudou. Augusto começou o período acertando arremesso de três pontos e colocando o Pato definitivamente no jogo (59 x 61). O Rio Claro respondeu com outra bola de três e aliviou a equipe visitante (59 x 64). Mas aí brilhou a estrela de Paulo. Com duas bolas de três pontos, ele fez 69 a 70 no placar, e, com mais dois pontos, virou o marcador faltando 3 minutos para o fim do jogo (73 x 72). No fim, a equipe da casa conseguiu segurar a vantagem, fechou o marcador em 80 a 78 e conquistou a primeira vitória no NBB.
Paulo, com 17 pontos, sendo 13 no último quarto, foi o destaque do Pato. Já Baxley, do Rio Claro, foi o maior pontuador da partida, com 22 pontos.
O Pato Basquete volta à quadra no dia 27 (sexta-feira) para enfrentar o Paulistano, fora de casa. O Rio Claro volta a jogar apenas em 2020. No dia 14 de janeiro, enfrenta o São Paulo, dentro de seu ginásio.
+SIGA-NOS EM NOSSO CANAL NO YOUTUBE
Botafogo x Mogi
Botafogo e Mogi se enfrentaram no Ginásio Oscar Zelaya e o Mogi dominou o adversário. Com uma atuação muito fraca, a equipe carioca saiu derrotada por 69 a 79.
No primeiro quarto, a partida começou equilibrada, com pontos para os dois lados. Então, o Mogi começou a desequilibrar e abrir vantagem. Faltando 4 minutos para o fim do período, a vantagem era de 7 a 18. Freddie marcou 5 pontos seguidos e diminuiu a vantagem (12 x 18). Mas Paranhos e Fabrício marcaram para o Mogi e a equipe visitante terminou o quarto em vantagem com 14 a 23 no placar.
No segundo quarto, o Bota voltou um pouco melhor e conseguiu diminuir a vantagem (20 x 26). Danilo Fuzaro acertou linda bola de três e Mogi não deixava Botafogo encostar (22 x 31). A equipe carioca sofria com a má atuação da estrela Jamaal. Coelho, de três, colocou o Fogão no jogo (27 x 33), mas Paranhos respondeu (27 x 35). No fim do quarto, o Botafogo se aproximou e colocou fogo no jogo (32 x 35). Fabrício, com mais uma bola de três, manteve a vantagem para os visitantes e fechou o primeiro tempo em 32 a 38.
+CONFIRA A TABELA COMPLETA DA NBB
O Botafogo começou o terceiro quarto já acertando bola de três pontos e encostando no placar: 35 x 38. Mogi continuava mantendo a vantagem, mas a equipe carioca se mantinha viva na partida (38 x 42). Mas com dois arremessos de Arthur e um de Lucas, o Botafogo chegou ao empate e empolgou a torcida (44 x 44) . Mogi, no entanto, retomou à frente do placar, graças à atuação de André Goés. A vantagem, que antes não existia, chegou a aumentar para 10 pontos (44 x 54). Mas o Botafogo não estava morto e voltou a se aproximar do placar (51 x 54). No estouro do cronômetro, Fabricio acertou bola de três e fechou a parcial em 51 a 57.
No último quarto, o Botafogo começou acertando o arremesso de dois pontos e voltando a encostar (53 x 57). Depois de um quarto menos movimentado, o Fogão voltou a encostar depois de bola de três de Arthur (56 x 59). Gruber, de dois, mantinha o Mogi na frente (56 x 61). Faltando 4 minutos para o fim do jogo, Mogi conseguia administrar a vantagem (60 x 66). No final do quarto, o Botafogo começou a se desconcentrar e o Mogi conseguiu aumentar a vantagem no placar (62 x 71). Depois de um final confuso, o Mogi confirmou a boa atuação e garantiu a vitória por 69 a 79.
Com 27 pontos, Arthur, do Botafogo, foi o maior pontuador da partida. Do lado do Mogi, Danilo Fuzaro foi o destaque, com 19 pontos.
Na próxima rodada, dia 27 (sexta-feira), o Botafogo encara o Pinheiros, em São Paulo. No dia 28 (sábado), o Mogi enfrenta o São José, dentro de casa.