Jogando com o apoio de sua torcida, neste sábado (07/12), o Ituano Basquete venceu o SESI Araraquara por 61 a 50 e garantiu a classificação para a final do Campeonato Paulista, ao somar 2 a 0 na série melhor de três partidas da semifinal da competição.
O primeiro quarto foi muito equilibrado, com as visitantes vencendo por 16 a 15. A partir do segundo período, no entanto, o Galo dominou a partida e conquistou uma boa liderança, registrando 21 pontos contra 7 das araraquarenses e levando o jogo para o intervalo em 36 a 23.
No terceiro quarto, mais 17 tentos das donas da casa e apenas 7 das visitantes (parcial de 53 a 30). No período final, o Galo chegou a abrir 23 pontos de vantagem, mas Araraquara foi para o tudo ou nada e, na pressão, diminuiu a diferença.
+ CONFIRA A TABELA DA COMPETIÇÃO
“Fizemos uma partida muito boa. Infelizmente não fechamos o jogo da maneira que nós jogamos a maior parte dele. Jogamos com consciência, dentro dos esquemas, com bom aproveitamento, com uma marcação extremamente forte – que tem sido nossa característica -, marcando bem, criando dificuldade, nos arremessos delas estavam sempre marcadas. Conquistamos uma diferença boa, chegamos a abrir 23 pontos. Infelizmente, no final o time começou a errar e o adversário não tem o que fazer, sai na pressão e, nesse momento, fomos mal no jogo. Mas faz parte, vamos cuidar disso e treinar”, avalia o técnico do Ituano, Antônio Carlos Barbosa.
A cestinha do confronto – pela quinta vez no estadual – foi a ala ituana Palmira, com 13 pontos, 7 rebotes e 9 de eficiência. Para a atleta, a equipe conseguiu conquistar a vitória ao manter a calma e uma defesa forte.
“Foi um jogo importante para nós. Hoje a gente tinha um pouquinho mais de calma, porque já estávamos com uma vantagem, quem tinha que se desesperar eram elas, e foi meio o que aconteceu. Elas também erraram bastante, mas porque foi o que a gente propiciou com uma defesa bastante agressiva, uma defesa forte. Nós também tiramos os pontos fortes delas, que eram as bolas de três – pode ver que foram poucas bolas, mais no final, que foi quando elas pressionaram -, mas conseguimos impor um ritmo de defesa. No ataque também, mas no ataque ainda erramos bastante, mas o importante é que mesmo errando, tivemos uma pontuação mais distribuída, então o time todo cooperou, não teve uma discrepância muito grande de pontuação, todo mundo se ajudou”, comenta a jogadora.
O Ituano agora aguarda o vencedor da outra semifinal, entre Santo André/APABA e Vera Cruz Campinas, para saber quem será seu adversário na decisão e para saber as datas das partidas, ainda a serem divulgadas pela Federação Paulista de Basketball.
“[Vamos] aguardar a semifinal entre Santo André e Campinas e, venha quem vier, temos que estar preparadas, manter o ritmo que estamos tendo e melhorar nas finalizações”, finaliza Palmira.