8 5
Siga o OTD

Basquete

Seleção de 3×3 é convocada para Sul-americanos da Juventude

Foto: CBB

O departamento de Basquete 3×3 da Confederação Brasileira de Basketball (CBB) anunciou a relação dos atletas convocados para a disputa dos Jogos Sul-americanos da Juventude de 2017, que serão realizados em Santiago, no Chile, de 26 de setembro a 10 de outubro.

A preparação inicial do selecionado feminino será feita em conjunto com a seleção chilena, na Escola de Educação Física do Exército (EsEFEx), também na capital carioca, de 11 a 16 de julho. Em seguida, os treinamentos retornam ao Instituto Mangueira do Futuro, já com a Seleção Masculina participando.

“Esta uma competição nova para todos os países do continente, mesmo aqueles que estão mais acostumados à prática do Basquete 3×3, já que será a primeira vez que esta categoria, com esta faixa etária, aparece em uma competição oficial sul-americana. Por isso, fica impossível fazer qualquer prognóstico antecipado, uma vez que todas as equipes devem enfrentar dificuldades, podendo conseguir um resultado expressivo ou não”, explica Francisco Oliveira, gerente de desenvolvimento do Basquete 3×3 da CBB.

“Vamos trabalhar arduamente pensando nesta disputa e o nosso objetivo é chegar preparado para jogar em igualdade de condições contra todos os adversários. Agradeço a Escola de Educação Física do Exército pela parceria e pelo espaço cedido ao treinamento do selecionado feminino”, acrescenta Oliveira, que chefiará a delegação brasileira do Basquete 3×3 nesta competição.

O técnico Felipe Porto convocou estes atletas: Thainá Caram Pires de Camargo (Clube Municipal), Débora Reis dos Santos (Clube Municipal), Clara Campos Willtgen Guimarães (Clube Municipal), Ângela Beatriz Santos da Silva (Clube Municipal), Nathália Gomes da Silva (Instituto Mangueira do Futuro), Adrielly Francisco de Oliveira (Instituto Mangueira do Futuro), Vitória Silva de Carvalho (Instituto Mangueira do Futuro) e Thayssa Honorato da Silva Ferreira (Instituto Mangueira do Futuro), pelo naipe feminino; Patrick Sant’ana Pinto Pessanha (Botafogo Futebol e Regatas), Rafael de Araújo Castro Correa (Club de Regatas Vasco da Gama), Mateus Henrique Diniz (Club de Regatas Vasco da Gama), Matheus da Silva Brito (Tijuca Tênis Clube), Vitor Ehrich Belloni (Tijuca Tênis Clube), Natan de Oliveira Cordeiro (Tijuca Tênis Clube), Sergio Sillas Lucas da Conceição (Tijuca Tênis Clube) e Gustavo Cabral Paixão (Tijuca Tênis Clube), no naipe masculino.

“Buscaremos, acima de tudo, representar com honradez o nosso país e todos os amantes do Basquete 3×3. A crescente desta modalidade abriu um mundo de opções e possibilidades; estão todos com uma grande expectativa por estarem estreando a competição”, relata Porto.

Ao final da fase de preparação, antes do embarque para a capital chilena, o técnico Felipe Porto definirá o grupo brasileiro para a disputa dos ‘Jogos Sul-americanos da Juventude – 2017’, realizando os cortes necessários nas seleções feminina e masculina.

Jornalista baiana, soteropolitana, faconiana. Mestrado em jornalismo esportivo pela St. Mary's University, do Reino Unido. Bolsista Chevening 2015/2016.

Mais em Basquete