O Corinthians está na final da Liga Sul-Americana de basquete. Na noite desta quinta-feira, o Timão recebeu o Ferro Carril no Ginásio Wlamir Marques, no Parque São Jorge, pela semifinal do Grupo E, e venceu o duelo por 77 a 57.
Com o resultado, o Corinthians garantiu sua vaga na final da competição com 100% de aproveitamento, com 6 vitórias em seis jogos e volta a uma decisão internacional depois de 22 anos.
Disputando a Liga Sul-Americana em 1996 e 1997, o Corinthians chegou ao vice-campeonato nas duas oportunidades. Liderado por Oscar Schmidt, o Timão foi derrotado na final por Olímpia de Venado Tuerto e Atenas de Córdoba, respectivamente.
Fora das quadras desde então, o Corinthians voltou ao torneio continental em 2019. Na primeira fase, o Timão ficou em primeiro lugar do Grupo B ao bater o Las Ánimas de Valdívia (CHI) por 90 a 66, o Defensor (URU) por 68 a 62 e o Ferro Carril (ARG) por 83 a 65. As três vitórias foram conquistadas no Ginásio Wlamir Marques, no Parque São Jorge.
Na fase semifinal da competição, no Grupo E, novamente no Parque São Jorge, o Alvinegro manteve o 100% de aproveitamento ao vencer seus três jogos na chave. O primeiro contra Pinheiros, pelo placar de 78 a 71, depois passou sem dificuldades pelo Piratas (EQU), triunfando por 110 a 56 e garantiu a classificação com a vitória sobre o Ferro Carril (ARG), por 77 a 57.
Na final, o Corinthians irá enfrentar o vencedor do Grupo F, que será disputado em La banda, na Argentina. O grupo conta com os seguintes clubes: Ciclista Olímpico (ARG), Salta Basket (ARG), Nacional (URU) e Botafogo.