O Flamengo e o Sesi Franca Basquete, atuais campeão e vice do NBB, começam nesta sexta-feira (1º) as respectivas caminhadas na Basketball Champions League Americas, a BCLA.
O Sesi Franca Basquete enfrenta o Aguada, do Uruguai, às 19h30, no Pedrocão. O time do interior de São Paulo está no Grupo B da competição ao lado do adversário desta noite e do Quimsa, da Argentina.
Já o Flamengo medirá forças com o Instituto de Córdoba, da Argentina, às 21h30 (de Brasília), em solo argentino. O CD Valdivia, do Chile, completa do Grupo C.
O Mogi também está na competição, que subistitui e Liga das Américas, e estreou com derrota para o San Lorenzo, da Argentina.
“Mmaior campeonato continental “
O capitão do time francano, Elinho Corazza, destacou o novo sistema de disputa da competição. “É um campeonato muito importante, acho que pessoalmente, pra equipe e pra cidade é bem bacana, é um sistema novo de disputa, que é bem interessante. Estamos ansiosos para começar logo e fazer um bom resultado. Acho que o novo formato é bem melhor, não dependemos exclusivamente de jogar fora de casa para classificar, acho que é um sistema legal pra torcida e pra cidade. Estamos em um grupo forte e será bem disputado, mas vamos buscar fazer o melhor dentro de quadra para trazer o resultado positivo”, declarou o armador.
O técnico do Sesi Franca, Helinho Garcia, ressaltou a importância da torcida nessa nova competição. “A BCLA é o maior campeonato continental do momento, obviamente estamos bem orgulhosos e honrados de ter conquistado essa vaga, através de outras conquistas, nosso foco está em fazer um grande campeonato. Nosso pensamento e tratar como fizemos com a Liga Sul-Americana, cada um na sua prioridade do momento, e obviamente buscando as vitórias necessárias para irmos avançando de fase. Esse novo formato gera mais interatividade com a torcida e acredito que será muito positivo.” disse o técnico.
Mengão
O treinador Gustavo De Conti sabe da importância da competição e a reforça como prioridade. “É a maior competição das Américas. É como se fosse a Libertadores do basquete, dá uma vaga para disputar o campeonato mundial, que é o que a gente quer, e é a nossa prioridade nesta temporada”, comentou o técnico.
O Flamengo está prestes a iniciar a disputa da Champions League, a ‘Libertadores do Basquete’. Assim como em 2014, o Mengão quer o título continental e conta com os ídolos Olivinha e Marquinhos para liderar a equipe no principal desafio da temporada! #FlaBasquete100 #BCLAmericas pic.twitter.com/OyJJ1zsuUJ
— Time Flamengo (@TimeFlamengo) October 30, 2019
Olivinha destacou a importância de jogos com mando em casa e fora. “Eu acho o novo formato mais justo, porque você joga uma partida em casa, uma partida fora de casa, então acredito que seja a forma mais justa de definir o campeão da competição”, completou o ala/pivô.
Champions League Americas 2019
24/11 (Domingo)
21h – Mogi x Bigua (URU)
26/11 (Terça-feira)
19h30 – Franca x Quimsa (ARG)
29/11 (Sexta-feira)
21h30 – Flamengo x CD Valdivia (CHI)