O primeiro passo ds Unifacisa no NBB não poderia ter sido melhor. Com uma vitória expressiva por 101×86, o time paraibano venceu o Rio Claro neste sábado (12), em Campina Grande. Com 20 pontos marcados, o pivô João Vitor foi o cestinha da partida.
“No começo do jogo, até pela questão da estreia, saímos atrás, mas tomamos boas decisões e conseguimos anular o Rio Claro a partir do segundo quarto. Considero uma estreia muito positiva, com o time se portando de forma madura e fazendo uma partida sólida no NBB”, afirmou o treinador do Basquete Unifacisa, Felipe Santana, o Filet.
Primeiro Quarto
O Basquete Unifacisa começou o jogo de forma eletrizante, levantando a torcida com uma bola de três pontos convertida por Douglas Nunes. Porém, o Rio Claro rapidamente reagiu e, aos dois minutos de jogo, conseguiu assumir a dianteira no placar. Mesmo com boa atuação de Gemadinha, que anotou oito pontos, e Barnes, com quatro pontos, o Basquete Unifacisa não conseguiu recuperar a vantagem no marcador. Com bom aproveitamento nos arremessos (52%), o time visitante fechou o primeiro quarto com vitória parcial por 25×19.
Segundo Quarto
No segundo quarto, o Basquete Unifacisa conseguiu encaixar as jogadas ofensivas e, com um excelente aproveitamento de 60% nos arremessos e 31 pontos a favor, virou o placar logo aos dois minutos. Com onze pontos marcados no segundo quarto – sendo nove em sequência no início do período -, o ala-pivô Antônio roubou a cena e foi fundamental para a virada do time paraibano. Destaque também para o pivô João Vitor, que anotou oito pontos e quatro rebotes, além de enlouquecer a torcida com duas incríveis enterradas.
Terceiro Quarto
Na volta do intervalo, o time da casa manteve a boa atuação no ataque e, jogando de forma coletiva e veloz, permaneceu na dianteira do placar durante todo o terceiro quarto. O uruguaio Pepo Vidal, com sete pontos e quatro rebotes, foi o grande nome do período, além de João Vitor e Gemadinha, que anotaram seis pontos cada. No fim do período, confortável vantagem para o Basquete Unifacisa e muita comemoração dos torcedores com a vitória parcial por 77×55.
Último Quarto
Confortável na frente do marcador, o Basquete Unifacisa viu o Rio Claro esboçar uma reação, contando com aproveitamento de 63% nos arremessos e 31 pontos marcados no último período, o melhor dos visitantes na partida. Mas com boa participação de João Vitor e Gemerson, com seis pontos cada, o Basquete Unifacisa conseguiu segurar a vitória até o apito final: 101×86 no placar e muita festa da torcida na Arena Unifacisa.
O próximo compromisso do Basquete Unifacisa no NBB será na próxima quarta-feira (16), novamente na Arena Unifacisa, às 19h30. O adversário será o Pato Basquete.