Três brasileiros podem entrar na NBA, a liga norte-americana de basquete, através do Draft, que acontece nesta quinta-feira (22), a partir das 20h. O Draft é um sistema de recrutamento de jovens atletas comum nas ligas dos Estados Unidos e busca manter as equipes parelhas, com os times de piores campanhas tendo a chance de escolher primeiro.
Os brasileiros que se inscreveram no sistema neste ano são todos do Paulistano, clube que foi vice-campeão do NBB 2017: o armador Georginho (21 anos) e os alas Lucas Dias (21 anos) e Mogi (20 anos). É provável que eles só sejam selecionados na segunda rodada do Draft, ou seja, entre a 31ª e a 60ª escolha.
Dos três, quem teve mais tempo de quadra nesta temporada foi Georginho. Titular do Paulistano, ele teve médias de 10,8 pontos, 4,2 rebotes e 4,1 assistências. Lucas Dias teve 12,5 pontos de média e a lesão que sofreu no jogo 4 das finais do NBB pode ter custado o título ao Paulistano.
Já Mogi não disputou os playoffs do NBB porque optou por ir treinar nos Estados Unidos e melhorar suas chances de entrar na NBA. Suas médias foram de apenas 4,6 pontos e ele aparenta ser o menos provável dos brasileiros a ter uma chance.