A Liga de Basquete Feminino divulgou nesta quarta-feira (24) o quinteto ideal da fase semifinal da LBF CAIXA 2019, que classificou as equipes de Vera Cruz Campinas e Sampaio Basquete para mais uma decisão nacional, repetindo as finais de 2018. A LBF ainda não definiu as datas da série melhor de cinco, que acontecerá após os Jogos Pan-Americanos de Lima 2019, no Peru.
O time escolhido é formado pela argentina Melisa Gretter (Vera Cruz Campinas), Izabela (Santo André), Raphaella Monteiro (Sampaio Basquete), Érika e a camaronesa Starling (ambas da Uninassau/Cabo de Santo Agostinho).
Melisa Gretter foi a condutora do Vera Cruz Campinas na virada heroica sobre a Uninassau/Cabo de Santo Agostinho. Após a baixa performance no jogo 1, no Recife, a argentina cresceu de produção nos jogos em casa. Anotou 11 pontos no jogo 2 e foi a cestinha da virada no jogo 3, com 25 pontos. Terminou a série com médias de 13 pontos, 4,3 rebotes e 3 assistências.
Autora da cesta milagrosa que classificou o Santo André/Apaba/ Caoa Chery para as semifinais, Izabela também figura no quinteto depois de registrar 10,5 pontos, 7 rebotes e duas bolas de três por partida contra o Sampaio Basquete, que por sua vez foi representado novamente por Raphaella Monteiro.
Principal destaque da Bolívia Querida na temporada, a ala teve 18,5 de eficiência na série, com 13,5 pontos, 6,5 rebotes e 2,5 assistências de média nos triunfos por 61 a 59 no ABC paulista e 75 a 42 no Maranhão. Ela é uma das convocadas pelo técnico José Neto para os treinamentos da Seleção Brasileira, no Rio de Janeiro, em preparação para o PAN de Lima, no Peru.
Já o garrafão é dominado pela Uninassau/Cabo de Santo Agostinho. Érika e Starling sobraram em eficiência na série contra o Vera Cruz Campinas. A pivô brasileira, outra chamada pela seleção, teve médias de 9,7 pontos, 14 rebotes e 19,7 de eficiência, levando o troféu de MVP do jogo 2. No jogo 1, Érika também estabeleceu o novo recorde de rebotes da história dos Playoffs, ao apanhar 21 e quebrar o recorde de Ariadna (de 20, nas quartas de 2018).
Já a norte-americana naturalizada camaronesa faturou os outros dois troféus, fechando a série com eficiência 21,7 – a maior do confronto – e mediando 16,3 pontos e 9 rebotes, com 71% de aproveitamento geral.