Foi um jogo digno de semifinal de LBF. Em duelo emocionante até o fim, o Campinas venceu a Uninassau por 68 a 59 no ginásio da Ponte Preta Paineiras e empatou a série em 1 a 1. O jogo 3 decisivo acontece já neste sábado, às 18 horas, novamente em Campinas.
Três pontos atrás no intervalo, o atual campeão contou com uma grande atuação no terceiro período para chegar ao triunfo. A pivô Nadia foi a cestinha com 24 pontos e 9 rebotes (27 de eficiência) em 24 minutos de ação. Patty também teve boa contribuição, com 17 pontos do setor lateral. Ambas foram convocadas por José Neto para os treinamentos da Seleção Brasileira, que se prepara para o Pan de Lima, no Peru.
“Esse jogo pra gente era vida ou morte. Tínhamos que ganhar em casa para levar pro terceiro jogo e fizemos um ótimo trabalho. Nossa defesa foi muito mais intensa e o ataque fluiu. É só jogar assim que sábado a gente sai com a vitória”, concluiu Nadia, cestinha da vitória.
Outra convocada, Érika foi novamente o principal destaque da equipe pernambucana. Apesar da derrota, a pivô anotou um duplo-duplo de 16 pontos e 19 rebotes durante os 40 minutos de jogo. Ainda deu cinco assistências e terminou como a mais eficiente (34) do confronto, recebendo o troféu de MVP da partida. Nestes Playoffs, a “máquina” de rebotes da Nassau registra expressivos 16,5 de média no fundamento.
“Nós erramos muito, coisas que não costumamos errar. Agora é organizar tudo isso, descansar e voltar sábado para cá, para buscar essa classificação. Não será fácil, mas vamos dar tudo que temos por isso”, afirmou Érika.
O vencedor do encontro de sábado encara na final o Sampaio Basquete, que na segunda-feira eliminou o Santo André na outra chave das semis. A grande decisão terá série melhor de cinco partidas e será disputada apenas no segundo semestre de agosto, após os Jogos Pan-Americanos.
O jogo – Disposta a resolver a série, a Uninassau iniciou o jogo mais ligada, dominando as disputas na área pintada adversária e abrindo ligeira vantagem na primeira parcial (15×18). O jogo seguiu equilibrado no segundo quarto e no intervalo a diferença de três pontos ainda persistia (30×33).
O terceiro período foi o divisor de águas para o destino da partida. As donas da casa voltaram melhores – especialmente Gretter e Nadia, que combinaram 15 pontos -, aumentando a intensidade nos dois lados da quadra para fazer 22 a 14 na parcial e virar o placar depois de 30 minutos (52×47).
A Uninassau voltou a reagir e o jogo seguiu parelho até o fim. Faltando pouco mais de três minutos, o placar apontava igualdade em 59 pontos. Mas Nadia, em noite feliz, anotou mais 6 pontos e ajudou a selar a vitória campineira.