8 5
Siga o OTD

Basquete

Estrangeiras comandam e Uninassau sai na frente

Starling e Casanova são destaque, Uninassau/Cabo de Santo Agostinho faz ótimo terceiro período e derrota Vera Cruz Campinas na abertura das semifinais da LBF

A Uninassau/Cabo de Santo Agostinho saiu na frente nas semifinais e bateu o Vera Cruz Campinas no Recife (PE) por 65 a 51, em partida disputada na tarde deste sábado (13). A vantagem deixa a equipe pernambucana a apenas uma vitória da decisão da LBF  2019 – a série agora vai para o interior paulista, onde o segundo jogo acontece na próxima quinta-feira (18).

Duas estrangeiras foram fundamentais no triunfo da Nassau. A norte-americana naturalizada camaronesa Brittany Starling foi a cestinha e MVP do confronto, anotando 14 de seus 16 pontos no terceiro período, além de 12 rebotes e 21 de eficiência em 28 minutos de ação no ginásio Wilson Campos.

Já a cubana Ineidis Casanova foi o motor da equipe na partida, com atuação de 12 pontos, 8 rebotes e 4 assistências. Ainda pela equipe da casa, Érika pegou 21 rebotes e anotou o novo recorde do fundamento na história dos Playoffs da LBF, superando a marca registrada por Ariadna (20) no ano passado.

Em tarde apática, o atual campeão não teve nenhuma jogadora pontuando em dígitos duplos – cinco terminaram com 8 pontos. Foi a pior atuação ofensiva da equipe na temporada: a anterior (60 pontos) também havia sido registrada contra a Uninassau/Cabo de Santo Agostinho.

O jogo

As equipes fizeram um jogo de muitos erros – 28 no total – e baixo aproveitamento ofensivo – ficaram abaixo dos 40% de aproveitamento geral. O primeiro tempo foi bastante equilibrado, com a Nassau tendo apenas um ponto de vantagem.

O terceiro quarto definiu o placar. Com 14 pontos e 5 rebotes, Starling foi dominante na área pintada e fez a Nassau abrir vantagem de 11 pontos para os últimos 10 minutos. O Vera Cruz esboçou reação no minuto final, mas já era tarde para evitar o revés.

“O jogo inteiro foi difícil. A equipe de Campinas é muito boa, se classificou em 1º. Um jogo nervoso, de detalhes, apesar do placar, foi pegado até o final. E os dois possíveis jogos na casa delas serão ainda mais difíceis. Agora é trabalhar, ver os erros e melhorar no que pudermos, com a expectativa de sairmos com a vitória”, analisou Isabela Ramona, que neste sábado teve atuação discreta: apenas 4 pontos em 35 minutos.

Mais experiente da equipe e da Liga, Ega comentou o que o Vera Cruz Campinas precisa para o jogo 2.

“Voltar a ser o nosso time, de verdade. Fazer tudo no momento certo, como a gente tem jogado. E uma defesa forte pra gente soltar o nosso contra-ataque, que não conseguimos em momento nenhum e é o nosso forte”, opinou.

Na outra chave semifinal dos Playoffs, o Sampaio Basquete recebe nesta segunda-feira (15) o Santo André/Apaba/ Caoa Chery. Em vantagem na série, a equipe maranhense pode passar à final se vencer – do contrário, o jogo 3 é logo na terça.

A CAIXA Econômica Federal é a patrocinadora oficial da Liga de Basquete Feminino, que organiza a LBF CAIXA. A competição tem a ESPN e a TV NSports como parceiros de mídia oficiais e a bola oficial da Wilson.

PLAYOFFS LBF  2019 – SEMIFINAIS

Sampaio Basquete (2º) 1×0 (3º) Santo André/Apaba/ Caoa Chery
Jogo 1: 11/07, 19h. SAN 59X61 SMB
Jogo 2: 15/07, 19h30. Ginásio Costa Rodrigues, São Luís-MA. LBF LIVE
Jogo 3 (se necessário): 16/07, 19h30. Ginásio Costa Rodrigues, São Luís-MA. LBF LIVE

Vera Cruz Campinas (1º) 0x1 (5º) Uninassau/Cabo de Santo Agostinho
Jogo 1: 13/07, 16h. UNI 65×51 VER
Jogo 2: 18/07, 19h. Ginásio da Ponte Preta Paineiras, Campinas-SP. ESPN Extra e WatchESPN
Jogo 3 (se necessário): 20/07, 18h. Ginásio da Ponte Preta Paineiras, Campinas-SP. ESPN Extra e WatchESPN

Jornalista com mais de 20 anos de profissão, mais da metade deles na área de esportes. Está no OTD desde 2019 e, por ele, já cobriu 'in loco' os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, os Olímpicos de Paris, além dos Jogos Pan-Americanos de Lima e de Santiago

Mais em Basquete