O Bauru derrotou o Paulistano neste sábado (10) na quarta partida das finais do NBB 16/17 por 81×64 e forçou o quinto jogo da série. O clube da capital paulista sediou o confronto no ginásio Wlamir Marques, ao invés do seu ginásio tradiconal. O último capítulo da final do NBB acontecerá no próximo sábado (17), às 14 horas (de Brasília), no Ginásio Gigantão, em Araraquara (SP). O destaque da partida foram Gui Deodato e Alex, que combinaram para 46 pontos.
Os times começaram a partida de forma nervosa e cometendo muitos erros de ataque, tanto que o placar demorou de sair do 0x0. Uma sucessão de arremessos errados de ambas as partes e até mesmo uma andada contribuíram para o baixo placar.
Com quase cinco minutos de jogo, as equipes estavam empatadas em apenas 5×5, quando o Bauru deslanchou e anotou oito pontos seguidos, forçando o Paulistano a pedir o tempo para parar o jogo. Hure chamou a responsabilidade e o Paulistano virou o jogo, vencendo a parcial por 19×17.
O Bauru voltou para o segundo quarto mais ligado, enquanto que o Paulistano desperdiçou muitos arremessos. O clube do interior paulista abriu 25×21 com cerca de quatro minutos e os únicos pontos do Paulistano no período vieram de lances livres convertidos por Yago.
O Paulistano melhorou e conseguiu diminuir a diferença para 30×26 quando Lucas Dias sentiu uma lesão e precisou ser carregado para o banco de reservas e posteriormente para os vestiários. A partida continuou acirrada, mas o Bauru continuou em vantagem e foi para o intervalo com uma vantagem de 38×33.
Precisando da vitória para garantir o título, o Paulistano começou o terceiro período defendendo com eficiência e chegou a diminuir a vantagem dos visitantes para apenas 41×40 durante a parcial. Entretanto, o Bauru, mais experiente, conseguiu conter o ímpeto do adversário e voltou a abrir distância no placar.
O quarto período começou com o Bauru vencendo por 60×50 e Gui Deodato era o cestinha com 22 pontos. Os visitantes ampliaram a vantagem para 70×56 quando restavam pouco mais de cinco minutos para o final da partida. O Bauru continuou administrando bem o resultado e os últimos minutos apenas confirmaram a vitória.