São apenas 19 anos de idade e um currículo recheado. Título estadual, sul-americano e passagem pelas seleções de base e adulta. Grande joia do basquete brasileiro atual, o garoto Didi, do Franca Basquete, vive agora uma situação nova na carreira: jogar as Finais da NBB.
E como fica o psicológico de um jogador de 19 anos prestes a conquistar um título nacional? “É uma ansiedade boa. Franca não ia para uma final de campeonato nacional há sete anos, então a torcida está esperando muito por isso e nós também. Estamos fazendo história por Franca e com certeza vamos conquistar esse título”, disse o ala do Franca Basquete.
O jogo que definirá o campeão da NBB será neste sábado (8), no Ginásio Pedrocão, às 14h30, e o Olimpíada Todo Dia disponibiliza transmissão ao vivo da partida. A série melhor de cinco contra o Flamengo está empatada em 2 a 2, com as duas equipes fazendo valer o mando de quadra.
O último jogo será em Franca, a chamada “capital do basquete brasileiro”, onde o time da casa não perde há 18 jogos e sonha em vencer um nacional depois de vinte anos. O último foi o tricampeonato fechado com o título de 1999. Sendo assim, nunca venceu um após a criação da NBB, em 2008.
O Flamengo, por outro lado, é o time mais vencedor da NBB com seis títulos em sete finais disputadas, contando com a deste ano, a 11ª edição da competição.
No sábado, no Ginásio Maracanãzinho, Didi teve sua melhor atuação na série marcando 11 pontos, pegando três rebotes e dando ainda um toco.
#FinaisNBB @Didi_louzada anotando +3 pontos para o @FrancaBasquete! 🎯#FLAxFRA pic.twitter.com/5DnrFOxdzq
— NBB CAIXA (@NBB) 1 de junho de 2019
“É minha primeira final de NBB e estou muito feliz por isso. Estou bem tranquilo quanto à responsabilidade. O Helinho (técnico) e todos os jogadores sempre me passam muita confiança. Agora estou muito confiante para esse Jogo 5 aqui em Franca”, contou Didi, que tem médias de 9,6 pontos e 2,9 rebotes na NBB.
Marcos Henrique Louzada da Silva, o Didi, já jogou três finais de campeonato com o elenco adulto do Franca Basquete – Campeonato Paulista, Liga Sul-Americana e Copa Super 8 – conquistou os títulos do Estadual e do torneio internacional.
Na Sul-Americana, inclusive, Didi fez 21 pontos (5/8 nos 3 pontos) no Jogo 1 da decisão contra o Instituto de Córdoba (ARG), e liderou a vitória do Franca no Pedrocão lotado, por 92 a 90. Aos 19 anos, ele já sabe a diferença de um jogo de Finais para um outro qualquer.
📊 Marcos Louzada lideró a @FrancaBasquete en su victoria 92-90 sobre @InstitutoACC en el primer partido de la Gran Final de la #LSB2018. pic.twitter.com/zh62vKfoLL
— DIRECTV Liga de las Americas (@Ligamericas) 8 de dezembro de 2018
“A diferença de um jogo de Finais para um de fase de classificação, por exemplo, é a intensidade. Isso é algo nítido e diferente dos jogos normais. Estamos sempre trabalhando para isso. No último jogo, infelizmente, não conseguimos ser intensos, mas agora vamos trabalhar para mudar isso no Jogo 5”, contou.
Sobre a força do Franca Basquete em casa, citou a energia das arquibancadas. Os ingressos para a grande decisão “evaporaram” após cerca de duas horas de venda. “A importância da torcida é muito grande. Sabemos que em Franca eles são nosso sexto jogador, estão sempre apoiando independente de vitória ou derrota. Vamos fazer de tudo para dar um show para eles e terminar essa final histórica da NBB com o caneco”, finalizou Didi.