Em noite inspirada, o Ituano Basquete voltou a vencer na LBF nesta sexta-feira (31). A equipe comandada por Antonio Carlos Barbosa venceu com sobras o duelo regional contra o Pró-Esporte/Sorocaba por 93 a 61, no ginásio Prudente de Moraes, em Itu (SP).
O rubro-negro teve 52% de aproveitamento nos arremessos gerais e converteu 11 bolas de três. Quatro jogadoras pontuaram acima dos 15 pontos, com destaque para a cestinha Palmira, que anotou 17 com cinco bolas de fora, igualando o recorde da temporada no quesito. Quem também foi decisiva foi a MVP do jogo, Joice (eficiência 22), que anotou um duplo-duplo de 13 pontos e 14 assistências, estabelecendo novo recorde de passes de 2019.
“Eu acho que na vitória de hoje prevaleceu o coletivo. Dedico esse troféu a todas elas, ao Augusto (Cruzolini, preparador físico), ao Nino (fisioterapeuta), ao professor Barbosa, porque eu treinei fora de hora e eles acreditaram. Dentro de casa é muito importante vencer. Agora a gente vai pensar no jogo de Araraquara. Sabemos que é um confronto direto e que não vai ser fácil, mas temos que ir preparadas”, disse Joice, do Ituano.
Para as visitantes, a armadora Aruzha, ex-Ituano, fez 15 pontos e deu 9 assistências. A derrota custou caro para a equipe sorocabana, que perdeu a chance de entrar na zona dos playoffs e ainda caiu para a última posição, já que agora tem a mesma campanha da LSB RJ/Sodiê Doces mas fica atrás pela derrota no primeiro turno. As equipes da parte de baixo da tabela voltam a se enfrentar em 25 de junho.
Isso se seguiu no terceiro período, vencido por apenas três pontos pelo time da casa, que só abriu a grande vantagem com uma atuação soberana no quarto final, quando o Pró-Esporte/Sorocaba, com rotação limitada, não ofereceu mais resistência e teve baixo aproveitamento.
Próximos jogos: O Ituano vai até Araraquara na próxima quinta-feira (6/6, 19h30) para encarar o SESI Araraquara, às vésperas do Jogo das Estrelas. Já o Pró-Esporte/Sorocaba, que será representado na festa por Lê Lisboa na partida e por Aruzha nas Habilidades, joga apenas no dia 11 (20h30), em casa, contra Blumenau.
Já o Ituano Basquete, que vive campanha oscilante, segue na sétima posição, agora com 6 vitórias em 14 partidas e 43% de aproveitamento na temporada.
O jogo – O equilíbrio durou apenas os cinco minutos iniciais, com as equipes trocando cestas. Ainda no primeiro quarto, o Ituano tomou as rédeas, com Luana (9 pontos) e Iza Sangalli (6 pontos) perfeitas nos arremessos para já abrir 12 pontos de vantagem na primeira parcial. O segundo quarto foi mais apertado (19×18), mostrando que as sorocabanas não venderiam barato a derrota.