O Franca Basquete vai fazer uma partida amistosa contra o Brooklyn Nets, no dia 4 de outubro, na arena do Brooklyn, em Nova York. O duelo faz parte da pré-temporada das equipes norte-americanas para a temporada 2019/2020 da NBA.
“Enfrentar o Brooklyn, um time que disputou os últimos playoffs da NBA, é um prêmio por tudo que tem acontecido com o Franca nos últimos quatro anos, com essa recuperação da equipe”, disse o técnico Helinho, para o Jornal da Franca, lembrando que o Franca Basquete quase fechou as portas em um passado não muito remoto.
Após deixar para trás a ameaça, atualmente o time do interior paulista é o atual campeão paulista, da Liga Sul-Americana e pode se sagrar campeão da NBB pela primeira vez no sábado (1º), quando disputa o jogo 4 do playoff final melhor de cinco, que vai vencendo por 2 a 1.
Vale lembrar que o Franca já venceu o nacional onze vezes, mas nenhuma na era NBB. O último que veio já faz 20 anos, o tricampeonato de 97, 98 e 99.
O Franca Basquete será o quarto time brasileiro a enfrentar uma franquia da NBA com a dura missão de tentar a primeira vitória. Flamengo, Bauru e Vasco já tentaram, mas até agora foram oito derrotas.
Helinho esteve presente na primeira vez em que um clube no Brasil encarou um rival da NBA, com o Vasco em 1999. O time fez a final de uma competição internacional contra o San Antonio Spurs, de Tim Duncan e David Robinson, e perdeu por 103 a 68, na Itália.
“Na época era tudo muito surreal, não existia esse intercâmbio, tanto que acabou o jogo e fomos tirar fotos com os jogadores. Hoje em dia é mais global, temos jogadores que já jogaram na Europa, na própria NBA. Mas sem dúvida enfrentar uma equipe de lá é um marco na história do basquete francano, é uma experiência única, esperamos fazer jus ao evento”, completou o técnico.